Publicado em 23 abr 2024

A segurança dos fornos elétricos comerciais de convecção forçada

Redação

O forno a convecção forçada é um aparelho destinado para a cocção de alimento por ar aquecido que é recirculado por meios mecânicos no interior da câmara de cocção. A pressão no interior da câmara de cocção não difere significativamente da pressão atmosférica, o cozedor a vapor é um aparelho destinado à cocção de alimento apenas por meio do contato direto com o vapor. A pressão no interior da câmara de cocção pode exceder a pressão atmosférica. O cozedor a vapor atmosférico é um aparelho no qual a pressão no interior da câmara de cocção não difere de forma significativa da pressão atmosférica e o forno combinado é um aparelho destinado à cocção de alimento tanto por meio do contato direto com o vapor, quanto por ar aquecido recirculado por meios mecânicos no interior da câmara de cocção ou pela combinação destes dois modos. A pressão no interior da câmara de cocção não difere de forma significante da pressão atmosférica. Há parâmetros normativos de segurança para os fornos elétricos comerciais de convecção forçada, cozedores a vapor, fornos combinados e geradores de vapor utilizados exclusivamente em fornos elétricos, não destinados a uso doméstico, sendo suas tensões não maiores do que 250 V para aparelhos monofásicos ligados entre uma fase e neutro e 480 V para os demais aparelhos. Estes aparelhos são utilizados, por exemplo, em restaurantes, cantinas, hospitais e empresas comerciais tais como padarias, açougues, etc. A parte elétrica de aparelhos que utilizam outras formas de energia também está inclusa nesses requisitos. Sempre que aplicável, tratam dos riscos comuns apresentados por estes tipos de aparelhos. Atenção é requerida ao fato de que podem ser necessários requisitos adicionais para aparelhos destinados ao uso em veículos ou a bordo de embarcações ou aeronaves, em muitos países, requisitos adicionais são especificados pelas autoridades nacionais de saúde, pelas autoridades responsáveis pela proteção dos trabalhadores, pelas autoridades nacionais de suprimento de água e pelas autoridades similares, e, em muitos países, requisitos adicionais são especificados para aparelhos pressurizados.

Da Redação – 

Pode-se dizer que a potência nominal é a soma das potências de todos os elementos individuais do aparelho que podem ser ligados simultaneamente. Quando houver várias combinações possíveis, aquela que proporcionar a maior potência é a utilizada na determinação da potência nominal. A operação normal do aparelho envolve o modo calor seco, em que o aparelho é operado com todas as grelhas ou com o carro na posição de acordo com as instruções do fabricante, mas sem carga.

Os controles são ajustados de forma que o valor médio da temperatura indicada pelo termostato no centro geométrico de cada espaço útil no interior do forno seja mantido em 220 °C ± 4 °C. Controles por passo são ajustados de modo que esta temperatura seja mantida em 220 °C ± 15 °C. Em fornos que não sejam capazes de atingir a temperatura de 220 °C, os controles são ajustados no máximo. Em fornos que são capazes de atingir temperaturas acima de 270 °C, os controles são ajustados de modo que a o valor médio da temperatura seja 50 °C ± 4 °C abaixo da temperatura máxima atingível.

No modo somente vapor, o aparelho é operado de acordo com as ins...

Artigo atualizado em 23/04/2024 10:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica