Publicado em 23 abr 2024

Os dispositivos de comando bimanual para a segurança das máquinas

Redação

Os dispositivos de comando bimanual requerem acionamento simultâneo pelo uso de ambas as mãos para iniciar e manter as funções perigosas da máquina, fornecendo assim medida de proteção apenas para a pessoa que o aciona. Já o bimanual realocável é um dispositivo que pode ser movido e usado em mais de uma posição definível em relação à zona de perigo da máquina com a qual está conectado. Existem parâmetros normativos de segurança de um dispositivo de comando bimanual e a dependência do sinal de saída da atuação manual dos dispositivos de acionamento de comando. Eles descrevem as principais características dos bimanuais para atingir a segurança e estabelece combinações de características funcionais para três tipos. Não se aplicam a dispositivos destinados a serem usados como dispositivos de habilitação, como dispositivos de comando sem retenção ou como dispositivos de comando especiais. Eles se se aplicam a todos os bimanuais, independentemente da energia utilizada, incluindo os bimanuais totalmente montados para instalação; e os bimanuais que são montados pelo fabricante ou integrador da máquina.

O sinal de saída do bimanual só deve se tornar ativo (permitindo o início de um movimento perigoso na máquina conectada) enquanto ambos os dispositivos de acionamento do comando bimanual forem acionados e permanecerem acionados. Para evitar uma partida inesperada, esta função de segurança deve estar em conformidade com a categoria ou em conformidade com a norma.

Um sinal de saída subsequente do bimanual não pode ser possível a menos que ambos os atuadores tenham sido liberados, isso se aplica ao tipo II e ao tipo III. Esta função de segurança deve estar em conformidade com a normal.

Os dispositivos de acionamento do comando bimanual devem ser projetados e dispostos de forma que o efeito de proteção pode não ser facilmente burlado e que a probabilidade de acionamento acidental seja minimizada, de acordo com a apreciação de riscos para a aplicação específica. O uso de apenas uma mão, o uso de combinações possíveis de uma mão e/ou outras partes do corpo e/ou o uso de meios auxiliares simples que possibilitem a burla devem ser considerados para prevenir o acesso à zona de perigo durante uma situação perigosa.

O acionamento acidental (por ex...

Artigo atualizado em 22/04/2024 11:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica