Publicado em 17 jul 2018

Auditoria: caminho para a competitividade e a nova ISO 19011:2018

Redação

É fundamental para a empresa seguir as diretrizes sobre a gestão de um programa de auditoria, sobre o planejamento e a realização de uma auditoria de sistema de gestão, bem como sobre a competência e a avaliação de um auditor e de uma equipe de auditoria. Já a nova edição da ISO permite uma auditoria eficaz em vários sistemas  de gestão ao mesmo tempo.

audit2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

As normas do sistema de gestão estão crescendo em popularidade à medida que as organizações veem como podem ser aplicadas para gerenciar os processos inter-relacionados para alcançar seus objetivos. De qualidade ou gestão de energia a segurança de alimentos ou de tráfego, a lista de normas destinadas a ajudar as organizações a implementar sistemas de gestão efetivos está ficando longa.

Assim, foi publicada uma nova edição da ISO 19011:2018 - Guidelines for auditing management systems com uma abordagem uniforme e harmonizada, permitindo a auditoria eficaz em vários sistemas ao mesmo tempo. Segundo a ISO, ela foi atualizada para garantir que continue fornecendo orientação efetiva para abordar mudanças no mercado, tecnologias em evolução e muitos dos novas normas de gestão recentemente publicadas ou revisadas.

...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica