Publicado em 01 mar 2022

Os ajustes para manter a harmonia nas relações de trabalho em 2022

Redação

O impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) sobre o trabalho nas últimas décadas é inquestionável. O valor dos serviços de TIC por hora trabalhada mais que dobrou em todos os países do mundo entre 1995 e 2007, ainda que o ritmo de adoção tecnológica tenha variado bastante entre países. Já no setor industrial, as encomendas de robôs aumentaram cinco vezes entre 2001 e 2017, com perspectivas de crescer ainda mais nos próximos anos. Além disso, há muitos avanços no desenvolvimento da inteligência artificial (IA) que, provavelmente, terão um impacto significativo sobre uma série de atividades que até hoje exigiam a presença humana. Além disso, no caso do Brasil, existe a legislação, o cálculo de benefícios e a garantia da idoneidade que fazem parte das preocupações para a consolidação dos novos modelos de relações no trabalho.

Da Redação – 

Dados da Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD) revelaram que, diante do impacto de fatores como globalização, digitalização e mudanças demográficas sobre o emprego, os países precisarão alterar suas políticas de proteção social para lidar com as mudanças. Para isso, uma das principais medidas necessárias será estruturar sistemas capazes de apoiar os trabalhadores nas transições de emprego e na aquisição de novas competências, evitando que suas habilidades se tornem obsoletas.

Segundo a OECD, o trabalho no futuro assumirá cada vez mais formas não tradicionais e o emprego estável tenderá a desaparecer. Além de empregos temporários, de meio período e de trabalhadores independentes, o relatório considera como formas não tradicionais de emprego aquelas que se desenvolveram às margens das legislações trabalhistas e dos programas de proteção social.

Nesse contexto, estão na categoria de novas formas de trabalho: serviços prestados por meio de plataformas digitais, como aplicativos e sites; contratos temporários de curta duração; contratos sem garantia ou com horário imprevisível; ...

Artigo atualizado em 01/03/2022 02:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica