Publicado em 13 jan 2026

Os níveis aceitáveis de contaminantes para os fluidos frigoríficos

Redação

Os principais contaminantes dos fluidos frigoríficos (refrigerantes) em sistemas de refrigeração são a umidade (água), o ar e outros gases não condensáveis, o óleo em excesso, e as partículas sólidas. A presença desses contaminantes reduz a eficiência do sistema e pode levar a falhas problemáticas. Baseados na AHRI 700, os requisitos normativos determinam a utilização de diversos outros documentos da AHRI e se destinam à orientação da indústria, incluindo fabricantes, recuperadores, reembaladores, distribuidores, instaladores, técnicos de serviço e usuários de equipamentos que contenham fluidos frigoríficos, como fluorcarbono, hidrocarboneto e dióxido de carbono. Eles podem estar sujeitos à revisão e alteração como avanços tecnológicos ou dados adicionais disponíveis, especificam os níveis aceitáveis de contaminantes (requisitos de pureza) para os fluidos frigoríficos à base de fluorcarbono, hidrocarboneto ou dióxido de carbono, independentemente da origem ou listas aceitáveis dos métodos de ensaio, referenciados na NBR 16666.

Da Redação – 

Um fluido frigorífico ou refrigerante é usado para transferência de calor em sistema de refrigeração, absorvendo o calor e o transfere para uma maior temperatura e pressão, usualmente com mudança de fase. As substâncias acrescentadas para permitir outras funções, tais como a lubrificação, detecção de vazamento, absorção, ou desidratação não são fluidos frigoríficos. 

Um refrigerante satisfatório deveria possuir certas propriedades químicas, físicas e termodinâmicas que faz o seu uso seguro e econômico, no entanto, não existe um refrigerante ideal. As largas diferenças entre as condições operacionais e as exigências das várias aplicações fazem com que o refrigerante ideal seja uma meta impossível de se alcançar. Então, um refrigerante só se aproxima das condições ideais somente quando suas propriedades satisfazem as condições e exigências de uma determinada aplicação.

Seus coeficientes de transferência de calor e viscosidade devem contribuir para boas proporções de transferência de calor. O refrigerante deve ser facilmente detectado por indicadores adequados para localizar vazamentos no sistema. O...

Artigo atualizado em 12/01/2026 09:43.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica