Publicado em 18 dez 2018

É a corrupção um mito político?

Redação

Não mito no sentido de fabulação, mas de componente estrutural de nossa percepção das coisas, que não pode ser eliminado, porque nossa concepção de corrupção não permite sua eliminação.

tercio

Tércio Sampaio Ferraz Jr.

Embora, nos dias de hoje, corrupção seja um tema corrente, tratado na legislação e verberado moralmente, é possível dizer que talvez não se trate propriamente de um problema jurídico nem mesmo, em sua essência, de um problema ético, mas de um mito político.

Não mito no sentido de fabulação, mas de um componente estrutural de nossa percepção das coisas. Nesse sentido, algo que não pode ser eliminado, não porque o homem seja moralmente fraco, mas porque nossa concepção de corrupção não permite sua eliminação.



Encontra-se aí, aliás, um motivo para voltar-nos para o que se pode chamar de micropolítica enquanto uma técnica política de exercício de poder. Trata-se de instrumento para a exploração de espaços informais na busca de influência, prestígio, reconhecimento, capazes de gerar redes de relações, embora sem mostrar-se diretamente nessas consequências.

O que torna a micropolítica difícil de...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica