Publicado em 05 fev 2019

O abismo crescente entre conhecimento e o público

Redação

Nessa oposição ancestral entre conhecimento e opinião, a filósofa e historiadora da ciência lembra a passagem no Teeteto de Platão do passeio de Tales de Mileto, que, ao observar as estrelas, cai em um buraco.

peter

Peter Schulz

A observação das redes sociais anuncia-se imprescindível, não tanto para controle, como pensariam muitos, mas para aprender sobre as pessoas nesse caldeirão contemporâneo, em particular sobre o “homem mediano” na definição de Eliane Brum, ao qual e a quem voltarei depois.

Nesses dias observei uma tentativa de diálogo entre um colega e um “humano mediano” nas redes sociais. O colega compartilhara um artigo que discorria sobre inconsistências e talvez outros erros em alguns posicionamentos, intenções e afirmações que têm se tornado recorrentes nos meios tradicionais de comunicação e, talvez principalmente, nas redes sociais. As falas em questão vêm dos homens e seus seguidores que chegaram repentinamente a Manarairema, uma incompleta analogia com A hora dos ruminantes de José J. Veiga.



Voltando ao evento na rede social, aparece um comentário queixoso, que dizia que o artigo compartilhado teria sido escrito por esquerd...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica