Publicado em 23 abr 2019

A importância das salas limpas

Redação

As salas limpas ou clean rooms são as projetadas especificamente para manter os níveis de contaminação abaixo dos parâmetros considerados normais. Também, são mantidos e medidos os níveis de umidade, temperatura, pressão, partículas em suspensão e iluminação, que são submetidos a controles exaustivos para garantir que não interfiram nem alterem a composição química do produto. Enfim, uma sala limpa é aquela na qual a concentração de partículas em suspensão no ar é controlada; é construída e utilizada de maneira a minimizar a introdução, geração e retenção de partículas dentro da sala, na qual outros parâmetros relevantes, como, por exemplo, temperatura, umidade e pressão, são controlados conforme necessário.

sala2Hayrton Rodrigues do Prado Filho –

Pode-se destacar que esse tipo de local surgiu devido à necessidade de processar produtos farmacêuticos, alimentícios, cosméticos, etc., garantindo ao máximo a sua qualidade e que estejam isentos de micróbios e bactérias prejudiciais para a saúde; isto é, por meio da utilização de salas limpas é evitada a contaminação direta dos produtos, assim como a produzida pelo contato com outros produtos (contaminação cruzada).

As salas limpas são muito mais caras devido exatamente a suas características em relação à esterilidade e isolamento, mas em certas áreas, como a médica ou farmacêutica, é necessário levar a cabo este investimento, pois são necessários meios totalmente assépticos para realizar cirurgias ou para fabricar novos medicamentos.



Tão importante quanto o projeto da sala e o controle de seus parâmetros é o seu fechamento. Uma porta hermética ajudará a manter mais facilmente os níveis adequados, além...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica