Publicado em 28 mai 2019

A qualificação de cabos de alumínio para linhas aéreas

Redação

O alumínio é versátil e não é apenas um material estrutural universal, mas também um condutor de eletricidade perfeito. Hoje, juntamente com o cobre, o alumínio garante a transmissão de energia em todo o mundo. Conheça os requisitos para qualificação e aceitação de cabos de alumínio-liga 1120, para linhas aéreas.

cabo2Da Redação –

A eletricidade é, sem dúvida, uma das descobertas mais importantes da humanidade. Ela coloca tudo em movimento, permitindo conectar continentes em apenas uma fração de segundo. Sem eletricidade, os avanços científicos e tecnológicos atuais seriam impossíveis. E não se poderia produzir o alumínio sem eletricidade. É interessante que hoje exatamente esse metal é responsável pela transmissão de energia ao longo de milhares de quilômetros.



Entre os metais básicos, apenas cobre é melhor que o alumínio, mas apenas 33%, ao mesmo tempo em que o alumínio tem uma vantagem inegável - é mais leve. Um cabo de alumínio tem uma seção transversal 1,5 vez maior para passar a mesma corrente que um fio de cobre, mas duas vezes mais leve. O peso é um dos parâmetros mais importantes para linhas de alta tensão que transmitem energia por longas distâncias. Portanto, apenas fios de alumínio são usados nas principais linhas de energia suspensas.

Os ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica