Publicado em 04 jun 2019

Os novos pequenos

Redação

Com o menor crescimento doméstico, e, sobretudo, com o crescimento da China e Índia, o tamanho absoluto do mercado doméstico tornou-se menos atrativo para os investimentos associados à produção e ao consumo.

hélio

Hélio Nogueira da Cruz

O persistente crescimento da China e da Índia estabelece novos padrões de tamanho entre as economias em escala planetária. Além das razões demográficas e geográficas, essas duas economias têm apresentado crescimento bem acima da economia global nas últimas décadas e espera-se que isto deva continuar ocorrendo por um bom tempo ainda. O quadro da competição internacional entre países e regiões altera-se de forma significativa.



Quando se observa a evolução de longo prazo das maiores economias a partir, sobretudo, da segunda metade do século XIX, período em que se dispõe de melhores estatísticas, observa-se que a troca de posições entre elas é um fenômeno que ocorre com alguma frequência. A economia britânica, que foi pioneira na Revolução Industrial, permaneceu na liderança em termos de PIB até a primeira década do século XX, segundo dados de Maddison, quando foi superada pelos Estados Unidos.

As grandes eco...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica