Publicado em 16 Jul 2019

Pobreza: mais um desafio a ser vencido

Redação

Se conseguir vencer o problema estrutural denominado corrupção sistêmica, que causou um rombo de mais 1 trilhão de reais nos últimos 24 anos, o Brasil terá que vencer a pobreza, mais uma dificuldade causada por essa chaga chamada roubo do dinheiro público desenfreada. Um relatório do Banco Mundial afirmou que a pobreza aumentou no Brasil entre 2014 e 2017, atingindo 21% da população (43,5 milhões de pessoas). O documento assinalou que o aumento da pobreza no período foi de 3%, ou seja, um número adicional de 7,3 milhões de brasileiros passou a viver com até US$ 5,50 por dia.

editorial2Como consequência desse descaso do poder público, voltado para a corrupção sistêmica, segundo o relatório, no ano de 2014, o total de brasileiros que viviam na pobreza era de 36,2 milhões (17,9%). O quadro negativo teve início com a forte recessão que o país atravessou a partir do segundo semestre daquele ano, que durou até o fim de 2016.

Conforme um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que traçou um diagnóstico da situação brasileira em relação ao primeiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para 2030, que é acabar com a pobreza em todas as suas formas e em todos os lugares do mundo, o país precisará reduzir a pobreza entre 0,3 e 0,4 pontos percentuais (pp) por ano, para atingir o objetivo firmado em 2015 por 193 países.



(Clique nas figuras para uma melhor visualização)

...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica