Publicado em 22 out 2019

O ensaio de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante

Redação

Pode-se definir o índice de propagação de chama (Ip) como o produto do fator de evolução do calor pelo fator de propagação de chama. O fator de propagação de chama (Pc) é a velocidade em que a chama percorre a superfície do material nas condições de ensaio e o fator de evolução do calor (Q) é a relação entre a variação da temperatura no ensaio, devida à queima do material, multiplicado por uma constante arbitrária e divido por uma constante de calibração do equipamento. O produto é o material, elemento ou componente empregados na composição dos elementos construtivos de edificações e o revestimento de parede, teto e forro, por exemplo, é a camada superior de um produto, incluindo qualquer acabamento de superfície, com ou sem um apoio anexado e com qualquer camada inferior, camada intermediária e/ou adesivo incluídos. As medições neste método de ensaio fornecem uma base para se estimar um aspecto do comportamento em relação à exposição ao fogo de materiais de acabamento e revestimento de tetos, forros e parede.

chama2

Da Redação – 

Segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o ensaio de propagação superficial de chama pelo método do painel radiante é utilizado para determinar o índice de propagação de chama de materiais pelo método do painel radiante. Os corpos de prova, com dimensões de 150 ± 5 mm de largura e 460 ± 5 mm de comprimento, são inseridos em um suporte metálico e colocados em frente a um painel radiante poroso, com 300 mm de largura e 460 mm de comprimento, alimentado por gás propano e ar.

O conjunto (suporte e corpo de prova) é posicionado em frente ao painel radiante com uma inclinação de 60º, de modo a expor o corpo de prova a um fluxo radiante padronizado. Uma chama piloto é aplicada na extremidade superior do corpo de prova.

 



O índice de propagação de chama é obtido no ensaio por meio do produto entre o fator propagação de chama desenvolvida na superfície do material (Pc), medido através do tempo para atingir as distâncias padronizadas no suporte metálico com o c...

Artigo atualizado em 04/05/2020 03:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica