Publicado em 03 mar 2020

Um detalhe para fazer suas vendas dispararem

Redação

Esteja atento à responsividade das suas ações de trade marketing digital: isso faz toda a diferença na sua performance de vendas.

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Andrea Miranda

O varejo é um negócio de detalhes (retail is detail, diz o famoso ditado em inglês) e o varejo mobile também é repleto de pontos de atenção que fazem uma grande diferença na experiência do cliente. Melhorias que tragam um aumento de performance nas páginas ou tornem a leitura mais fácil são sempre positivas, porque deixam o consumidor mais confortável e disposto a se relacionar com sua marca. Quando esse processo é bem feito, o resultado é um aumento (muito aguardado!) da taxa de conversão e das vendas.



De cada 100 clientes que acessam a página de seu produto em um e-commerce, em média 98 não compram, seja porque a busca do varejo não ajudou o consumidor a encontrar o que ele estava procurando, ou porque a página do produto não despertou o desejo de consumo ou entre outras razões, até porque o checkout ainda é complicado. Alguns desses problemas podem ser evitados se a página do e-commerce estiver sempre adequada ao smartphone que o cliente está usando, independentemente do formato ou resolução da tela.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Digitalks, sete em cada dez consumidores afirmam que é fundamental que o e-commerce seja responsivo - ou seja, se adapte automaticamente ao tamanho da tela e às características técnicas do celular - para que eles concluam a compra. Sites lentos e não responsivos são um dos principais motivos que levam o cliente a desistir. Ao deixar de considerar o smartphone que o cliente está usando, a indústria e o varejo perdem vendas.

Sabemos que quase 60% dos consumidores que acessam páginas que contam com a solução de trade marketing digital no Brasil estão navegando em smartphones. Desses acessos mobile, apenas pouco mais de 21% são realizados a partir de equipamentos mais novos da Apple, Samsung (Galaxy J8+) ou Lenovo/Motorola G5+. A imensa maioria dos acessos acontece a partir de equipamentos com resoluções e tamanhos de tela menores que os modelos mais recentes.

Ao levar esses números em consideração, o desenvolvimento das páginas de produto nos sites precisa considerar o volume de informação a ser disponibilizado, a quantidade de texto e as funcionalidades interativas, para que qualquer cliente, em qualquer celular, receba as informações mais importantes sobre o produto que está considerando para a compra. Algumas agências de publicidade, e até mesmo o departamento de marketing de algumas indústrias, nem sempre conseguem analisar o tipo de smartphone que o consumidor utiliza.

Com isso, podem cair na armadilha de focar em utilizar os recursos mais novos disponíveis para os equipamentos de ponta e deixam de considerar a experiência da maioria dos clientes, que utilizam modelos mais antigos de celular. As agências precisam ter todas as informações para criar os melhores conteúdos possíveis e entregar as suas experiências excelentes aos clientes.



Nossa plataforma cuida de todos os detalhes da responsividade de forma transparente, deixando que a agência se preocupe apenas com a comunicação. Essa parceria gera frutos para a indústria, que garante uma presença sempre relevante junto ao cliente, e para o varejo, que amplia sua taxa de conversão na página de produtos e, assim, vende mais.

A responsividade dos sites é um dos aspectos mais importantes da experiência de compra dos clientes mobile e, por isso, não pode ser negligenciada. Sempre leve em conta o tipo de celular que os consumidores usam e adapte sua comunicação às características dos principais equipamentos do mercado. O resultado você sente no aumento das vendas.

Andrea Miranda é cientista de computação, com mais de 20 anos de experiência em TI aplicada ao marketing digital e publicidade. Desde 2014 lidera a Standout - fernanda@pineapplehub.com.br
Artigo atualizado em 17/03/2020 08:46.

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