Publicado em 17 nov 2020

A conformidade dos medidores de vazão de gás para tocha (flare)

Redação

Os sistemas de queima e ventilação são amplamente usados na indústria de petróleo e gás natural para descartar volumes de gases e vapores de hidrocarbonetos. As aplicações contínuas ocorrem mais comumente em instalações de produção de petróleo, onde a produção de gás é maior do que as necessidades de energia no local e se torna antieconômico para conservar, porque há uma falta de acesso econômico a um mercado local ou sistema de coleta de gás, e não há benefício econômico suficiente para reinjetar o gás para manter as pressões do reservatório. Em instalações de gás natural, a queima ou ventilação contínua pode ser associada com a eliminação de fluxos de resíduos, como, por exemplo, gás ácido do processo de adoçamento de gás e sobrecarga de coluna de desidratadores de glicol e fluxos de subprodutos gasosos que são antieconômicos de conservar como, por exemplo, o gás de ventilação do instrumento e, às vezes, sobrecarga do estabilizador e gás de flash de processo. A ventilação e a queima intermitentes estão associadas a uma ampla gama de atividades, incluindo poço teste e manutenção, eventos de despressurização manuais ou instrumentados, partidas do motor do compressor, manutenção e inspeção de equipamentos, conexões de dutos, pigging, atividades de amostragem e remoção de hidratos de dutos. Hoje, a atual queima global e ventilação de gás associado é estimada em 170 bilhões de m³ por ano. Este é um desperdício significativo de um valioso material não renovável recurso energético e prejudica o meio ambiente por meio de gases de efeito estufa (GEE) e outras emissões. A medição de queima e ventilação foi identificada como uma importante questão transversal que poderia dar uma contribuição significativa para a agenda global de redução da queima recolher e divulgar uma boa prática. Assim, deve-se entender os requisitos para a aplicação de medidores de vazão de gás para tocha (flare) e de gás ventilado para a atmosfera, compostos por hidrocarbonetos e outros gases.

Da Redação – 

Na extração do petróleo do fundo da Terra, uma quantidade considerável de gás natural sobe para a superfície e os flares vistos nesses locais representam a sua queima junto com o gás de exaustão do produto final dos tanques de produção, que mantêm o produto estável para carregamento em caminhão tanque. A ventilação permite o fluxo do produto para dentro e para fora e o vapor liberado deve ser capturado e queimado. Dado o potencial de retorno do ar aos sistemas, ele não pode ser injetado no gasoduto como gás pressurizado.

Os aspectos de alta pressão do processo de produção levam a mais queima. Como uma mistura de óleo cru, gás natural e água sai de um poço, as pressões podem variar de 100 psi a 5.000 psi. Água e gás são separados do petróleo bruto, que é levado à pressão atmosférica e estabilizado e o gás flui no meio do caminho para processamento posterior.

O gás é pressurizado, normalmente, e os voláteis são expelidos, mas a infraestrutura do sistema de coleta ainda requer um flare para queimar hidrocarbonetos em vez de ventilá-los para a atmosfera. Um tubo alimenta de gás a chaminé do queimador. Pod...

Artigo atualizado em 17/11/2020 05:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica