Publicado em 17 nov 2020

A análise dos gases livres em óleo vegetal isolante

Redação

Em geral, o transformador é um dos equipamentos mais importantes no sistema de potência e a sua confiabilidade é comumente determinada por sua condição de isolamento. O líquido isolante utilizado há décadas é um óleo mineral à base de petróleo com um desempenho de refrigeração muito bom. No entanto, esse produto é problemático para o meio ambiente. Devido à sua disponibilidade e baixo custo, os óleos minerais são amplamente utilizados há muito tempo em transformadores de potência para permitir seu isolamento e resfriamento. No entanto, sua baixa segurança contra incêndio e baixo potencial de biodegradabilidade tornaram necessária a busca por outros líquidos isolantes como alternativa a este óleo mineral. Assim, os óleos vegetais como o óleo de coco e o óleo de palma são usados como alternativa para substituir o óleo mineral. Deve-se ter conhecimento sobre como a concentração de gases livres e dissolvidos no óleo vegetal isolante pode ser interpretada para diagnosticar as condições de equipamentos elétricos (transformadores e reatores) em serviço.

Da Redação – 

Durante décadas e com o início da evolução da energia elétrica, os líquidos têm sido utilizados para o isolamento e refrigeração de dispositivos elétricos como os transformadores, cabos, interruptores e condensadores. O óleo mineral naftênico tem sido o líquido isolante mais preferido para o isolamento de transformadores de potência porque tem um bom ponto de fluidez em baixas temperaturas, boa capacidade de resfriamento térmico, baixo custo, alta eficiência e disponibilidade no mercado de transformadores.

Apesar das vantagens, as desvantagens do óleo mineral naftênico, como seu alto risco de incêndio e baixa biodegradabilidade potencial somado à sua escassez no futuro porque os recursos petrolíferos vão acabar, obrigou à procura de outro líquido isolante ecológico que tenha uma elevada solubilidade em água e uma excelente biodegradabilidade. A fim de encontrar um líquido isolante alternativo ao óleo mineral usado para isolamento e resfriamento de transformadores, diversos estudos foram realizados por diversos centros de pesquisas universitários e por fabricantes e usuários de transformadores de potência.

Artigo atualizado em 17/11/2020 05:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica