Publicado em 07 fev 2023

A interpretação da análise dos gases de transformadores em serviço

Redação

Com o tempo, conforme os estresses térmicos e elétricos se acumulam, o material isolante do transformador começa a se romper e a liberar diferentes gases. Detectar esses gases no óleo isolante usando as técnicas sensíveis e confiáveis de análise de gás dissolvido, serve para determinar o tipo de falha iminente ou ocorrida permite a predição de falhas. Assim, os valores típicos de concentração de gás são a concentração de gases normalmente encontrados em equipamentos em serviço, sem sintomas de falhas. Os valores típicos podem diferir em diferentes tipos de equipamentos e em diferentes sistemas, dependendo das práticas de operação como os níveis de carregamento, o clima, etc. A falha térmica é a elevação excessiva da temperatura na isolação, que pode ser causada por refrigeração deficiente, corrente excessiva de circulação nas adjacências de partes metálicas, como resultado de mau contato, correntes parasitas ou de circulação, correntes excessivas circulando através da isolação como resultado de altas perdas dielétricas, levando à falha térmica, sobreaquecimento de enrolamento interno ou no lead de conexão da bucha. Com a análise de gases dissolvidos (AGD) pode-se descrever como a concentração de gases livres ou dissolvidos pode ser interpretada para diagnosticar as condições dos equipamentos elétricos em serviço e sugerir ações futuras.

Da Redação – 

Um problema ou falha pode passar despercebido no final de um teste dielétrico ou de temperatura. Os grandes fabricantes de transformadores de potência devem testar a qualidade do óleo antes de encher/testar o transformador com óleo e realizar um teste de análise de gases dissolvidos (AGD) após o teste dielétrico de alta tensão ou teste de temperatura.

Todos os transformadores de potência preenchidos com líquido geram gases durante a operação. Isso pode ocorrer com ou sem carga e é bem reconhecido que os gases gerados estão diretamente relacionados ao óleo do transformador e aos materiais sólidos de isolamento interno. Esses materiais sofrem degradação gradual ou abrupta (gaseificação), dependendo se as tensões elétricas e as temperaturas térmicas são leves ou severas.

Com esse entendimento, o diagnóstico de gaseificação do transformador deve levar em consideração muitas variáveis, mas, no mínimo, alguns fatores: como o tipo e idade do transformador, a carga (temperaturas) no transformador, os eventos do transformador e a AGD, preferencialmente um histórico, conforme fornecido pelo usuário final. Um ar...

Artigo atualizado em 07/02/2023 05:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica