Publicado em 15 fev 2022

Os seres humanos são essenciais para promover a resiliência organizacional

Redação

A resiliência é a capacidade de evitar interrupções e se recuperar de situações inconvenientes com eficiência e eficácia. A resiliência ajuda a recuperar o controle rapidamente em tempos de mudanças inesperadas e a manter uma sensação geral de conforto ao gerenciar várias mudanças simultaneamente sem ser afetado. Assim, a resiliência organizacional é a capacidade de uma organização de antecipar crises, reagir a choques de curto prazo e se ajustar a interrupções inesperadas. Além disso, a resiliência organizacional é uma estratégia essencial para uma organização florescer no mundo dinâmico de hoje e pode ser alcançada ao longo do tempo, estabelecida para o longo prazo. A resiliência de uma organização é uma interconexão sequencial que depende da resiliência de outras organizações, da resiliência individual, da indústria, das sociedades e, em última instância, dos países. Ou seja, a resiliência de uma organização está diretamente relacionada à resiliência das demais organizações que também dependem de seus clientes, fornecedores, bairros, governos e concorrentes. No entanto, as organizações também dependem e contribuem para a resiliência individual de seus funcionários e comunidades (ou sociedades) em que vivem. Por último, a resiliência das organizações está ligada à resiliência de sua indústria e consecutivamente a resiliência da indústria está ligada à resiliência de o país. Nesse sentido, as organizações resilientes constroem uma forte cooperação interna e externa. Portanto, por meio dessas fortes alianças e cooperação internas e externas, todos os acionistas podem se comunicar adequadamente para se ajustar rapidamente às mudanças quando a ruptura atingir a organização. Além disso, em uma organização resiliente, o risco não é gerenciado apenas dentro dos limites organizacionais e se gerenciam as ameaças continuamente em toda a sua rede de contratados. Essas organizações são capazes de responder rapidamente às grandes ocorrências, garantindo que não se expandam para crises e restabelecendo a harmonia o mais rápido possível.

Da Redação – 

Todas as organizações de sucesso têm as rotinas bem estabelecidas para fazer as coisas. A tarefa pode ser tão elevada quanto adquirir um concorrente ou tão prosaica quanto preencher uma planilha de ponto, mas, ao se olhar de perto, pode-se encontrar um processo confiável para guiar os funcionários por meio delas. Essas rotinas são freqüentemente tidas como certas em períodos estáveis.

No entanto, elas tendem a quebrar quando uma empresa enfrenta altos níveis de incerteza ou precisa agir rapidamente em uma crise. As organizações se esforçam para fazer ajustes dinamicamente - com vários graus de sucesso. Antes que a próxima crise chegue, é aconselhável gastar tempo pensando sistematicamente sobre os processos detalhados que a empresa usa - e experimentar alternativas.

Os pesquisadores identificaram três abordagens amplas para realizar o trabalho, e o que aprenderam pode ajudar os gerentes a responder com mais eficácia a ambientes altamente mutáveis. A primeira abordagem é a que se descreveu: as rotinas organizacionais que são eficientes quando o trabalho é previsível.

A segunda abordagem são as re...

Artigo atualizado em 15/02/2022 06:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica