Publicado em 05 abr 2022

A conformidade dos fluidos de silicone para equipamentos elétricos

Redação

O desempenho confiável de um sistema de isolamento com fluido de silicone depende das características básicas do fluido que afetam as características gerais do equipamento elétrico. Estas características são partes integrantes do projeto do equipamento, sendo que este projeto é de responsabilidade do seu fabricante. Os dados e as instruções detalhados sobre a segurança podem ser obtidos na Ficha de Informação de Segurança de Produto Químico (FISPQ) do fluido de silicone, que deve ser fornecida pelos fabricantes e distribuidores. Embora não haja riscos especiais envolvidos no manuseio e uso do fluido de silicone, chama-se a atenção para a necessidade geral de lavar a pele exposta ou roupas que possam entrar em contato com o fluido. Deve-se evitar o contato do fluido de silicone com os olhos, pois isso pode causar irritação temporária. Este efeito é causado pela repelência à água do fluido de silicone que produz uma sensação de secura. Este é um efeito físico e não químico, e é semelhante à sensação ocular que ocorre após exposição prolongada ao vento. Os perigos potenciais dos produtos de combustão no fluido de silicone quando expostos a uma chama são descritos na FISPQ, disponível junto aos produtores do fluido. Quando o fluido de silicone tiver que ser descartado, as mesmas precauções e regulamentos aplicáveis ao manuseio de óleos minerais devem ser seguidas. Deve-se entender as orientações normativas sobre a supervisão e manutenção da qualidade do fluido de silicone utilizado em equipamentos elétricos.

Da Redação – 

O uso de silicones em equipamentos elétricos está muito relacionado a terminações de cabos ou conexões de borracha de silicone feitas na ponta de cabos subterrâneos de alta tensão isolados com polietileno, bem como a isoladores de silicone para linhas de energia. Os principais benefícios dos silicones são a alta resistividade elétrica, a resistência a degradações ambientais e ao envelhecimento elétrico, bem como sua hidrofobicidade, o que resulta em menores custos de montagem e manutenção.

Por exemplo, todas as precauções devem ser tomadas para proteger o fluido de silicone de transformador da exposição da umidade e contaminação elevada de umidade durante seu manuseio, armazenamento, amostragem e ensaios. Os tambores de transporte devem ser armazenados em locais fechados e cobertos em uma área especialmente selecionada para essa finalidade. Se for necessário armazenar tambores ou latões contendo fluido de silicone de transformador ao ar livre, eles devem ser armazenados em uma área coberta, ou de outra forma protegidos das intempéries e contato direto com a água.

Os tambores devem ser mantidos selados...

Artigo atualizado em 05/04/2022 06:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica