Publicado em 04 abr 2023

A biodegradação e a compostagem devem seguir os parâmetros normativos

Redação

Os termos biodegradável e compostável são frequentemente usados de forma intercambiável. Embora haja alguma sobreposição, eles não significam a mesma coisa. Todos os produtos compostáveis são biodegradáveis, mas nem todos os produtos biodegradáveis são compostáveis. Os materiais compostáveis se decompõem completamente em suas partes básicas (água, dióxido de carbono e biomassa). Eles podem se decompor em tempo hábil e não liberarão resíduos nocivos. Os produtos rotulados como compostáveis devem ser testados para atender às normas internacionais de compostagem industrial, como a ASTM D6400 e ASTM D6868. Elas exigem que os produtos compostáveis sejam biodegradáveis em 90 dias e não deixem resíduos nocivos. O teste inclui a germinação de sementes, que garante que o composto produzido não seja prejudicial à vida das plantas. Os produtos compostáveis agregam valor ao ecossistema do planeta, decompondo-se em composto rico em nutrientes. As embalagens rotuladas como compostáveis devem ser descartadas em uma lixeira. Assim, se algo é biodegradável, pode ser decomposto por micro-organismos naturais, como bactérias e fungos. Todo material será biodegradado, com tempo suficiente (mesmo séculos!). Ao contrário de compostável, o termo biodegradável não é regulamentado. Não há limite de tempo para biodegradação e nenhum teste é feito para garantir que o produto esteja livre de toxinas perigosas. Idealmente, o material biodegradável se decompõe com rapidez e segurança, mas, nem todos os produtos anunciados como biodegradáveis atendem a esses critérios. Um produto rotulado como biodegradável sem qualquer contexto adicional é vago e enganoso para os consumidores. Por ser um termo tão vago, os produtos biodegradáveis podem contaminar o composto e devem ser descartados na lixeira destinada ao aterro sanitário. Há requisitos normativos e os métodos de ensaio para determinar a compostabilidade de embalagens plásticas, visando a revalorização de resíduos pós-consumo.

Da Redação – 

O plástico é um material fundamental na vida moderna. Eles são versáteis, leves e podem ser produzidos a um custo relativamente baixo. Atualmente, apenas cerca de 1% dos plásticos e produtos plásticos no mercado global são considerados de base biológica, compostáveis e/ou biodegradáveis. A maioria dos plásticos continua a ser produzida a partir de combustíveis fósseis em um processo que contribui para o aumento das emissões de gases de efeito estufa ao longo de sua cadeia de valor.

De fato, os plásticos poluem durante todo o seu ciclo de vida, desde a produção, até o uso e, finalmente, até o descarte. As taxas de reciclagem de plástico são baixas e eles vazam para o meio ambiente por meio, por exemplo, de lixo, gerenciamento inadequado de resíduos e desgaste de produtos. Eles podem permanecer na natureza por muitos anos e potencialmente entrar na cadeia alimentar.

A contaminação com partículas de plástico é um desafio particular em termos de manter limpo o composto feito de biorresíduos coletados separadamente. Os plásticos biodegradáveis, compostáveis e de base biológica são cada vez mais promovidos ...

Artigo atualizado em 04/04/2023 05:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica