Publicado em 16 abr 2024

Os conceitos normativos do combate a incêndios em edificações

Redação

Normalmente, considerado um conceito simples, o triângulo do fogo ou triângulo da combustão é um princípio científico que é importante que todas as pessoas conheçam. Compreender como os incêndios se sustentam é uma informação essencial em situações em que se pode ter que usar os equipamentos de segurança contra incêndio.

Da Redação – 

O triângulo do fogo, ou triângulo da combustão, são os três componentes necessários para acender e sustentar um incêndio. Os três ingredientes são o calor, um combustível e o oxigênio. É necessária uma fonte de calor para que a ignição ocorra e diferentes materiais têm diferentes pontos de inflamação como, por exemplo, a temperatura mais baixa à qual se inflamam.

Infelizmente, as reações de combustão também produzem calor à medida que queimam, aumentando ainda mais a temperatura do combustível. Para alguns tipos de incêndio, o calor pode ser resfriado com a aplicação de água.

Um incêndio não pode começar se não houver material para a combustão. Prédios e empresas estão cheias de materiais inflamáveis, como papel, óleo, madeira e tecidos. Qualquer um deles pode servir de combustível para o fogo.

Alguns materiais queimam mais facilmente do que outros. Os combustíveis são provavelmente mais difíceis de remover do triângulo do fogo, por isso é aconselhável armazená-los de forma adequada para evitar que se tornem um risco de incêndio.

Para sustentar a reação de combustão, é necessário oxigênio ...

Artigo atualizado em 16/04/2024 03:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica