Publicado em 16 ago 2022

O projeto e a segurança das máquinas enfardadeiras autopropelidas e rebocadas

Redação

A enfardadeira de fardos compreende um tambor-colhedor clássico, cuja ação é por vezes completada por um rolo de compressão, que assegura a alimentação contínua de forragem e uma câmara para a formação do fardo (fixa ou móvel), cujo fundo é móvel. A câmara de formação do fardo pode por opção do construtor ser constituída por correias planas, por um sistema de rolos de aço, ou por uma cadeia de tubos metálicos suportados por duas correntes. A câmara de formação do fardo pode ser fixa ou móvel. Quando a câmara formadora de fardos é de diâmetro variável, permite adaptar o diâmetro do fardo às necessidades e conveniências da exploração. O coletor é um dispositivo para levantar o material (por exemplo, forragem, matéria-prima ou palha) do solo e movê-lo para os elementos sucessivos (por exemplo, câmara de enfardamento e elementos de alimentação) e o elemento de alimentação é um dispositivo entre o coletor e a câmara de enfardamento que transfere o material do coletor para a câmara de enfardamento (por exemplo, compactador e rotor). Ele pode transportar o material para o centro ou para a lateral da máquina (por exemplo, helicoide). Existem os requisitos de segurança e sua verificação para o projeto e a construção de enfardadeiras autopropelidas e rebocadas, incluindo a combinação com embaladoras de fardos, utilizadas na agricultura para prensagem de material (como forragem, matéria-prima ou palha), independentemente do formato ou tamanho dos fardos formados.

Da Redação – 

As enfardadeiras são máquinas móveis ou rebocadas, podendo ser acionadas pela tomada de força do trator, que se destinam a comprimir no campo quer o feno, quer a palha dos cereais que normalmente se encontram dispostos em cordões, originando fardos compactos cuja forma poderá ser paralelepipédica ou cilíndrica e atados com arame ou fio. Nas enfardadeiras de fardos paralelepipédicos o cordão da palha ou feno é apanhado e levantado por um tambor-recolhedor ou pick-up e depois comprimido na câmara de compressão, por um êmbolo animado de movimento alternativo, o qual poderá ser curvilíneo ou linear, formando-se os fardos, que são atados pelo sistema de atamento e deixados no terreno ou transportados diretamente para um reboque através de um lançador de fardos.

Pode-se ressaltar que a estrutura das normas de segurança no campo das máquinas é a descrita a seguir. As normas tipo A (normas básicas) proveem conceitos básicos, princípios de projeto e aspectos gerais que podem ser aplicados às máquinas e as normas tipo B (normas de segurança genéricas) tratam de um ou mais aspectos de segurança ou um ou mais tipos de ...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica