Publicado em 21 ago 2018

Os benefícios para o Brasil de produtos e serviços normalizados

Redação

As vantagens dos produtos e serviços normalizados no contexto da sociedade brasileira referem-se à proteção do mercado, do consumidor e do Estado. Esses produtos e serviços cumprem com os requisitos e os ensaios dispostos em uma norma técnica (NBR). Dessa forma, um princípio essencial na produção de produtos e serviços que o Estado deve obrigar: quando estiverem relacionados com a saúde, segurança e meio ambiente, toda essa produção deve, obrigatoriamente, cumprir as normas técnicas.

foto-mauricio-ferraz

Mauricio Ferraz de Paiva

Pode-se afirmar que, se não fossem estabelecidas as normas técnicas para o desenvolvimento das atividades produtivas em geral, haveria um verdadeiro caos na organização dos produtos e serviços a ser produzidos em favor da sociedade, cada qual desenvolvendo um produto sem observar parâmetros, com inegável prejuízo da competitividade e sem levar em conta sua repercussão e risco para a comunidade em geral.

Ou seja, daí vem a relevância do estabelecimento das normas técnicas, cuja principal finalidade é garantir a saúde, a segurança e o exercício de direitos fundamentais em geral dos brasileiros, além de ser o balizamento nos projetos, na fabricação e ensaio dos produtos e serviços, no cumprimento dos parâmetros técnicos pelos compradores e consumidores e na comercialização interna e externa de produtos e serviços.



Em qualquer sociedade preocupada com os direitos fundamentais, ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica