A verificação dos elementos estruturais das fôrmas e dos escoramentos
Redação
Os sistemas de fôrmas e de escoramentos devem ser projetados de acordo com a nova versão da norma. Tratando-se de estruturas de madeira ou aço, deve-se também atender às NBR 7190-1 e NBR 8800, respectivamente. Se for utilizado outro material, atender à norma técnica aplicável. Os projetos dos sistemas de fôrmas e de escoramentos devem ser desenvolvidos por profissionais habilitados e devem especificar as propriedades dos materiais considerados, como tipo e espessura das chapas de compensado, espécie de madeira serrada, pregos, barras de ancoragem, perfis metálicos, aprumadores, entre outros. Os requisitos normativos estabelecem os procedimentos e as condições para execução das estruturas provisórias que servem de fôrmas e escoramentos, para a execução de estruturas de concreto moldadas in loco. Os procedimentos e condições desta norma incluem os materiais e equipamentos utilizados, e os critérios para o dimensionamento dos projetos e execução destas estruturas provisórias. Ela estabelece os requisitos para os fornecedores de equipamentos industrializados para sistemas de fôrmas e de escoramentos. Não se aplica aos aspectos de execução relativos à segurança do trabalho e à saúde ocupacional, estabelecidos na legislação vigente e na NBR 12284.

Da Redação –
Essa nova edição da NBR 15696:2025 consiste em mais um avanço no processo de normalização dos procedimentos de projeto e execução de fôrmas e escoramentos utilizados na execução de estruturas de concreto. Para maior facilidade do entendimento desse avanço, no Anexo G estão identificadas as principais alterações em relação à NBR 15696:2009.
Entre essas alterações, destacam-se a adoção de novos termos e definições para esta norma, e a nomenclatura para as fôrmas e os escoramentos, que passam a ser denominados, respectivamente, sistema de fôrmas e sistema de escoramentos. De acordo com a NBR 15696:2009, os projetos elaborados para as fôrmas eram homônimos em relação àqueles desenvolvidos para as estruturas de concreto nos quais são especificadas as suas formas e dimensões.
Ambos eram denominados projetos de fôrmas, dificultando, assim, a diferenciação entre eles, quando citados. Com o propósito de os diferenciar, adotou-se nesta versão revisada da NBR 15696, para os projetos das estruturas provisórias que servem de fôrmas, o termo projetos do sistema de fôrmas.
No caso dos escoramentos, seus projet...