Publicado em 28 mar 2023

A segurança dos andaimes quanto à sua condição estrutural

Redação

Em linhas gerais, andaime é o nome dado a uma estrutura provisória que permite o acesso às estruturas de uma obra e que pode permitir a execução de diversas atividades. Há muitos tipos de andaimes utilizados no mercado, porém apenas três são os mais usuais: o fachadeiro, o multidirecional e o tubular. Devido à escassez e a falta de qualidade da madeira, atualmente eles são fabricados em aço, o que garante maior eficiência nos canteiros de obras. Todos os andaimes devem ser projetados para resistir às solicitações a que estarão submetidos e devem ter dispositivos de segurança apropriados ao tipo de trabalho a ser executado. Todo o equipamento utilizado deve ser de boa qualidade e se encontrar em bom estado de uso, atendendo às normas brasileiras. Os projetos de andaimes devem indicar as cargas admissíveis de trabalho. Eles não devem receber cargas superiores às especificadas em projeto e a sua carga deve ser repartida de modo uniforme e sem obstruir a circulação de pessoas. Há requisitos normativos obrigatórios de segurança para os andaimes quanto à sua condição estrutural, bem como de segurança das pessoas que neles trabalham e transitam.

Os andaimes são as plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e manutenção. Os andaimes suspensos, mecânicos, podem ser pesados ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.

Os suspensos, mecânicos-pesados, possuem uma estrutura e dimensões que permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m²) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes. Os suspensos, mecânicos-leves, têm uma estrutura e dimensões que permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes. Entende-se como carga de trabalho a somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.

Os andaimes em balanço são os que se projetam para fora da construção, sendo suportados por vigamentos ou estruturas em balanço que tenham sua segurança g...

Artigo atualizado em 04/04/2023 09:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica