Publicado em 28 mar 2023

Os desafios da automação no setor de mineração

Redação

A competitividade altamente crescente de hoje da indústria da mineração está exigindo produtos de alta qualidade e mais consistentes com um preço competitivo. Para enfrentar esse desafio, várias empresas estão considerando vários projetos de novos produtos e técnicas de fabricação integrada em paralelo com o uso de dispositivos automatizados. Um dos movimentos notáveis e influentes para obter as soluções desses desafios é a automação industrial. Ela facilita o aumento da qualidade, confiabilidade e taxa de produção do produto, ao mesmo tempo em que reduz os custos de produção e design, adotando tecnologias e serviços novos, inovadores e integrados.

Hélio Sugimura – 

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), mesmo em meio à pandemia, o Brasil fechou o ano de 2021 com um crescimento, em toneladas, de cerca de 7% na sua produção mineral em relação a 2020, com saldo das exportações de quase US$ 49 bilhões e participação de 80% no saldo comercial, que foi de US$ 61 bilhões. Além disso, o transporte de minério de ferro liderou a movimentação portuária brasileira em 2021, com quase o dobro de volume do óleo bruto, segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários.

Os técnicos do Ibram ainda destacam que a demanda por minerais fundamentais, como cobre, alumínio, níquel, entre outros, tem sido crescente, principalmente para uso em novas tecnologias de energia limpa. Mas, infelizmente, muitas vezes temos notícias de sérios impactos ambientais provocados pelas atividades mineradoras que, além de afetar locais, pessoas, animais, também afetam sobremaneira a saúde financeira de muitas empresas.

O setor de mineração, encontra-se em um momento de virada devido aos desafios cada vez mais complexos, como a volatilidade dos preços do minério ...

Artigo atualizado em 28/03/2023 03:24.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica