Publicado em 21 fev 2023

Um legado inspirador para o desenvolvimento da indústria

Redação

O conde Matarazzo construiu na cidade de São Paulo o maior complexo industrial da América Latina no início do século 20, que impulsionou a economia nacional. Ele também foi o idealizador e um dos fundadores do CIESP e primeiro presidente estatutário, tendo como vice Roberto Simonsen.

Rafael Cervone – 

Um dos maiores desafios brasileiros em 2023 é promover o fortalecimento e o reposicionamento da indústria, fundamental para a retomada do crescimento econômico sustentado, geração de empregos em larga escala, agregação de valor à pauta de exportações e fomento da pesquisa e tecnologia. É o que consta, com ênfase, em documentos do CIESP e da FIESP entregues aos candidatos à presidência da República e ao governo de SP antes das eleições de 2022.

O propósito é o de contribuir, com soluções concretas e viáveis, para que os novos governos consigam impulsionar o setor, em defesa do interesse de todos os brasileiros. Foi com o mesmo objetivo de impulsionar a manufatura, no momento da primeira revolução industrial, que nasceu, em 1928, o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP).

A origem da entidade está intimamente ligada, dentre outros importantes nomes, ao empresário ítalo-brasileiro Francesco Matarazzo. Em 2022, transcorreram 85 anos de sua morte, mas seu legado para o desenvolvimento da atividade segue muito vivo e inspirador.

O conde Matarazzo construiu na cidade de São Paulo o mai...

Artigo atualizado em 16/02/2023 05:10.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica