Publicado em 21 fev 2023

O desempenho do polietileno para a fabricação de produtos para a saúde

Redação

O polietileno (PE) é um polímero oriundo da polimerização do etileno como único monômero e um produto para a saúde ou um dispositivo médico pode ser um instrumento, aparelho, implemento, máquina, ferramenta, implante, reagente para uso in vitro, software, material ou outro artigo similar ou relacionado, destinado pelo fabricante a ser usado, sozinho ou em combinação, em seres humanos, para um ou mais dos seguintes propósitos médicos específicos: diagnóstico, prevenção, monitoramento, tratamento ou alívio de doenças, diagnóstico, monitoramento, tratamento, alívio ou compensação por uma lesão, investigação, substituição, modificação ou suporte da anatomia ou de um processo fisiológico, suporte ou sustentação à vida, controle da concepção, desinfecção de produtos para a saúde, fornecimento de informações por meio de exame in vitro de espécimes derivados do corpo humano, e que não atinja a sua principal ação pretendida por meios farmacológicos, imunológicos ou metabólicos, dentro ou sobre o corpo humano, mas que pode ser auxiliado na sua função pretendida por estes meios. Como é um termoplástico versátil e durável com uma ampla gama de aplicações, sua alta resistência ao impacto e resistência a produtos químicos, juntamente com a baixa absorção de umidade, o tornam um plástico de grau médico. Não desbota nem retém bactérias perigosas e pode resistir a agentes de limpeza agressivos, sendo frequentemente um dos materiais utilizados em implantes médicos porque é um polímero sintético poroso que é biologicamente inerte e não se degrada no corpo. Há parâmetros normativos e métodos de ensaio para avaliação das propriedades físicas, químicas, mecânicas e biológicas de polietileno, destinado à fabricação de produtos para a saúde em aplicações envolvendo contato com tecidos humanos, incluindo implantação de curto prazo por período menor ou igual a 30 dias.

Da Redação – 

O polietileno pode ser processado pela maioria das técnicas disponíveis para polímeros termoplásticos. Os produtos para a saúde e seus componentes fabricados em polietileno podem ser esterilizados por diversos métodos, que incluem vapor, óxido de etileno, irradiação e esterilização seca com calor. Considera-se que esterilizações repetitivas podem degradar as propriedades dos produtos fabricados de qualquer material polimérico.

O número de vezes que um determinado produto pode ser esterilizado sem risco ou falha subsequente depende de diversos fatores, incluindo peso molecular do polímero, modelo de projeto, processo de fabricação, função pretendida e método de esterilização do produto. Portanto, é imperativo que o fabricante ensaie o produto, a fim de determinar o número máximo de ciclos de esterilização, para que possa ser utilizado com segurança.

Como qualquer material, algumas características podem ser alteradas pelas técnicas de processamento (como moldagem, extrusão, usinagem, esterilização etc.) requeridas para uma aplicação específica. Consequentemente, é importante que as propriedades de forma...

Artigo atualizado em 17/02/2023 09:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica