Publicado em 12 mar 2024

A sensação de insegurança aumentará o investimento em segurança residencial

Redação

O medo crescente no país em relação à escalada da violência deve impulsionar ainda mais a busca por segurança residencial. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), o setor faturou R$ 11 bilhões em 2022 e a expectativa era fechar 2023 com um aumento de 19%. A alta deve seguir esse ano também.

Marco Antônio Barbosa – 

O ano de 2024 nem bem começou e uma certeza é garantida: a sensação de insegurança no Brasil deve aumentar. Impulsionada pelas brigas de facções criminosas e milícias que eclodem em diversos estados como Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, a violência tende a seguir em alta e impactando a forma como tentamos viver nossas vidas, ou melhor, defendê-las.

Segundo uma pesquisa da Ipsos, o temor do brasileiro com a violência cresceu 40% entre 2022 e 2023. Este percentual é maior do que a média global (30%) e só fica abaixo da países como Chile (62%), Suécia (59%), Peru (57%), México (57%), África do Sul (56%) e Colômbia (41%). Ocupamos, então, a sétima colocação de mais um ranking triste.

Não é para menos, já que, segundo o Estudo Global sobre Homicídios de 2023, divulgado pela ONU, o Brasil é país com o maior número de ocorrências deste crime no mundo. São cerca de 47 mil mortes violentas, que representam 10% de todos os delitos deste tipo. Mesmo em um mundo com diversas guerras, estamos no topo do pódio entre as nações que amargam esse índice de violência.

Esse medo crescente no país em re...

Artigo atualizado em 23/02/2024 05:26.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica