Publicado em 18 jan 2022

A segurança elétrica nos locais de trabalho

Redação

Os locais de trabalho geralmente têm energia fornecida nominalmente a 127 V, 230 V (fase única) e 400 V (trifásico), embora alguns locais de trabalho maiores recebam eletricidade com uma tensão de alimentação mais alta. Os principais perigos com eletricidade são o contato com peças vivas causando choque e queimaduras; as falhas que podem causar incêndios; o incêndio ou a explosão onde a eletricidade pode ser a fonte de ignição em uma atmosfera potencialmente inflamável ou explosiva, por exemplo, em uma cabine de pintura em spray. Assim, o risco de ferimentos causados pela eletricidade está fortemente relacionado com onde e como ela é usada e há maior risco em condições úmidas e/ou molhadas. É o nível de tensão ao qual o corpo está exposto e a resistência ao fluxo da corrente elétrica oferecida pelo corpo que determina o impacto da exposição à eletricidade. Existem alguns fatores que determinam a gravidade do efeito que o choque elétrico tem em seu corpo. Um deles é o nível da tensão, ou seja, a quantidade de resistência corporal que o ser humano tem para o fluxo de corrente, o caminho que a corrente percorre por meio do corpo humano e o período de tempo em que a corrente flui pelo corpo. Se um trabalhador entrar em contato com a eletricidade, ele pode não ser capaz de se retirar da fonte elétrica. O corpo humano é um bom condutor de eletricidade e se qualquer um que tocar em uma pessoa enquanto ela estiver em contato com a fonte elétrica, a eletricidade fluirá pelo corpo causando um choque elétrico. Em primeiro lugar, deve-se desligar a fonte de eletricidade e se a fonte elétrica não puder ser desligada de forma rápida e segura, use um objeto não condutor, como um objeto de fibra de vidro ou um poste de madeira, para remover a pessoa da fonte elétrica. A empresa deve, sempre, verificar os cabos de extensão e outros condutores flexíveis que são particularmente propensos a danificar os plugues e tomadas e suas conexões. Eles devem ser verificados visualmente, mantidos e, quando necessário, substituídos antes de usar equipamento portátil. As pontas dos cabos flexíveis devem sempre ter a bainha externa do cabo firmemente presa para impedir que os fios (principalmente o terra) se soltem dos terminais. Deve-se usar os conectores de cabo ou acopladores corretos para juntar comprimentos de cabos e não permitir juntas com fita adesiva. As instalações elétricas devem ser instaladas e mantidas por uma pessoa competente e verificadas regularmente e deve-se lembrar que as tomadas não são sobrecarregadas pelo uso de adaptadores. As ferramentas operadas por bateria, como brocas, chaves de fenda, etc., podem substituir o equipamento alimentado pela rede elétrica e a iluminação temporária e portátil pode ser fornecida em 12, 25, 50 ou 110 V. Há requisitos normativos para as práticas de trabalho seguras para proteger as pessoas, reduzindo a exposição aos principais riscos elétricos.

Da Redação – 

As pessoas tendem a desprezar os riscos que a eletricidade impõe e falham nos momentos de tratá-la com o respeito que ela exige. Os riscos associados à eletricidade são reais e podem afetar qualquer pessoa. O ser humano e os animais já eram submetidos aos riscos de choque elétrico antes mesmo da humanidade ter conhecimento da eletricidade, com as descargas atmosféricas.

A eletricidade há muito é reconhecida como um grave perigo no ambiente de trabalho, expondo os colaboradores ao choque elétrico, o qual pode resultar em eletrocussão, graves queimaduras, ou quedas que resultam danos adicionais ou até mesmo a morte. Além disso, podem ocorrer queimaduras e explosões causadas pelos arcos elétricos.

O choque elétrico ocorre quando o corpo de uma pessoa permite a passagem de corrente elétrica entre dois condutores energizados de um circuito elétrico ou entre um condutor energizado e uma superfície ou objeto aterrado. Ou seja, quando há a diferença de potencial entre uma parte do corpo e outra, a corrente elétrica fluirá e com ela surge o fenômeno do choque elétrico.

Com a passagem de corrente, há um e...

Artigo atualizado em 18/01/2022 06:09.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica