Publicado em 17 mar 2020

O processo de curvamento por indução de tubulações

Redação

O curvamento de tubos por indução eletromagnética de alta frequência é um processo de conformação livre capaz de curvar tubos de quaisquer diâmetros com pequenos raios (geralmente até três vezes o diâmetro do tubo para dutos terrestres e marinhos). Os especialistas argumentam que esse é um processo eficiente, de baixo custo, capaz de produzir curvas de qualidade. Deve-se entender os requisitos técnicos para o fornecimento de curvas feitas pelo processo de curvamento por indução para tubulações de processo. É aplicável às curvas por indução feitas a partir de tubos sem costura, com solda longitudinal ou com solda helicoidal (somente para aços-carbono).

curvamento2

Da Redação – 

O método de aquecimento por indução eletromagnética consiste em fazer gerar um campo magnético pela passagem de uma corrente elétrica alternada de alta frequência, por meio de um anel ou bobina de cobre que envolve o tubo metálico sem tocá-lo. Pela indução eletromagnética aplicada ao tubo, uma corrente elétrica secundária é gerada.

 



Esta corrente gerada é conhecida como corrente parasita ou corrente de Foucault que, por sua vez, promove o aquecimento na seção do tubo por efeito Joule. Porém, a corrente parasita não compreende toda a espessura do tubo de forma uniforme, mas sim, concentra-se em uma camada da superfície externa do tubo.

O aquecimento da superfície interna ao tubo se dá simplesmente pela condução de calor da camada externa aquecida. Portanto, é de se esperar que a temperatura da superfície interna do tubo seja inferior à externa. Esta diferença de temperatura depende da profundidade alcançada pela corrente parasita e da velocidade que o tub...

Artigo atualizado em 23/03/2020 01:25.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica