Publicado em 29 jun 2021

Os projetos e a instalação de telhas de alumínio e suas ligas

Redação

As telhas de alumínio são indicadas para inúmeros tipos de obras, sejam elas terminais de transporte público, instalações poliesportivas, transportadoras, pavilhões de exposições, feiras de negócios, instituições de ensino ou edificações industriais e comerciais. Também são utilizadas no agronegócio, sendo adotadas nos tetos dos aviários para diminuir a exaustão térmica nas aves e em galpões e silos. Uma das propriedades dela é a sua leveza associada à grande resistência mecânica. A telha de alumínio é um produto leve, o que quer dizer menos carga permanente sobre a estrutura de apoio do edifício e conforme sua característica de grande resistência à corrosão, o que pode aumentar a durabilidade da obra. Outra característica é que a solução tem alto índice de refletância, por volta de 74%, e emissividade muito baixa, apenas 0,12. São fabricadas com comprimentos de 2 m a 12 m. Mas, podem ser cortadas em outros tamanhos incluso neste intervalo, conforme as especificações do projeto. A espessura tem valores que vão de 0,4 até 1 mm, com espaços de 0,10 mm entre os dois limites. Para a sua instalação, deve-se verificar se a estrutura está em conformidade com o projeto, sobretudo no que diz respeito às distâncias entre terças, nivelamento e inclinação. Também é necessário conferir o sentido do vento predominante no local e iniciar a montagem começando do lado contrário do sopro do vento, indo do beiral para a cumeeira. A maior parte das estruturas de sustentação para telhados com telhas metálicas são realizados com perfis de aço galvanizado. Existem também, projetos que usam estruturas construídas com pré-moldados de concreto ou com madeira, contudo o mais usual é o aço. A elaboração da estrutura baseia-se no isolamento da junção direto do aço sem proteção com o alumínio, visto que o ferro existente na estrutura do aço pode causar uma ação de oxidação sobre o alumínio. As telhas são sustentáveis devido ao fato de poderem ser recicladas infinita vezes. Para usar esse tipo de produto em uma obra, deve-se entender projeto e instalação para telhas e seus acessórios (rufos e arremates, de perfil ondulado ou trapezoidal, conjuntos de fixação e elementos de vedação) de alumínio e suas ligas.

Da Redação – 

Além de poder refletir os raios solares, as telhas de alumínio recebem e dissipam o calor acumulado de forma bem rápida, contribuindo para maior conforto térmico dentro do ambiente. Pode-se lembrar que esse material é reciclável, o que auxilia o meio ambiente e também não absorve umidade, o que evita danificação provocada por este fator. E possível encontrar as telhas de alumínio em variedades de cores diferentes, o que contribui para decoração do telhado e fachada, muitas vezes proporcionando um ar mais moderno e alegre muito valorizado por alguns arquitetos em determinados projetos.

São encontradas em dois formatos diferentes, o ondulado e o trapezoidal, sendo que cada um se adequa melhor a determinadas construções, e em caso de dúvida deve-se consultar um profissional e conferir qual o melhor tipo para o caso.

No caso das telhas de alumínio onduladas, sua aplicação é recomendada para estruturas em forma de arco, pois comportam melhor e são facilmente adaptadas em formato de curvatura. Já as telhas de alumínio trapezoidais são indicadas para serem aplicadas em coberturas onde haja uma sobrecarga con...

Artigo atualizado em 29/06/2021 04:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica