Publicado em 05 mar 2024

A gestão do controle ambiental dentro de um data center

Redação

Para um data center estar em conformidade com o seu controle ambiental, deve apresentar uma solução de controle ambiental que atenda aos requisitos da norma: deve apresentar uma abordagem de segurança física em relação à solução de controle ambiental que atenda aos requisitos da norma; deve apresentar uma solução de habilitação de eficiência energética que atenda aos requisitos do nível de granularidade aplicável da norma; e deve atender aos regulamentos locais, incluindo os de segurança. O controle ambiental de conforto é aquele que produz um ambiente apropriado para o desempenho efetivo do pessoal em um determinado espaço. Há requisitos e recomendações normativas para o controle de temperatura; o controle do movimento do fluido; o controle de umidade relativa; o controle de partículas; vibração; e segurança física dos sistemas de controle ambiental.

Da Redação – 

O acesso irrestrito à informação disponível na internet, demandado pela sociedade, tem levado a um crescimento exponencial do tráfego de informação pela internet e do volume de dados armazenados. Os data centers têm abrigado e dado suporte à tecnologia da informação e aos equipamentos de redes de telecomunicações, processando, armazenando e transportando dados.

Eles são necessários tanto para os operadores de redes (provendo os serviços solicitados pelos clientes), quanto para as corporações nas instalações destes clientes. Necessitam prover instalações e infraestruturas modulares, escaláveis e flexíveis para acomodar e atender às mudanças das necessidades do mercado com facilidade e rapidez.

Adicionalmente, o consumo de energia dos data centers tem se tornado uma questão crítica, seja sob a ótica ambiental (redução de pegada de carbono), seja sob a ótica econômica (custos de energia) para o operador do data center. A implementação do data center varia em termos de: propósito (corporativo, co-location, co-hosting ou instalações para operador de rede); nível de segurança e tamanho de acomodação (constr...

Artigo atualizado em 06/03/2024 09:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica