Publicado em 05 mar 2024

A conformidade da sinalização horizontal viária com microesferas de vidro

Redação

As microesferas de vidro são usadas para aplicações de marcação rodoviária, sendo usadas simultaneamente com a tinta em superfícies limpas e isentas de umidade, utilizando um equipamento de marcação viária. Elas melhoram a luminância retrorreflexiva da tinta termoplástica, melhorando a visibilidade noturna para projetos longitudinais com tráfego de veículos de baixo volume e alta velocidade. São um complemento personalizado que pode aprimorar as obras públicas e estradas privadas, aumentando a visibilidade da estrada em condições climáticas adversas, incluindo ventania, chuva forte e neblina, protegendo os motoristas que circulam em longas distâncias. Existem requisitos normativos e métodos de ensaio para os elementos de microesferas de vidro com núcleo esférico e não esférico, com satélites de microesferas de vidro ou de cerâmica, usados como complemento das esferas e microesferas de vidro em sinalização horizontal viária, objetivando otimizar a retrorrefletividade, em condições adversas de clima, inclusive sob um filme de água.

Da Redação – 

As microesferas de vidro, utilizadas juntamente com a tinta de sinalização viária, acrescentam características de refletividade e durabilidade, devendo ser aplicadas por aspersão ou manualmente, diretamente com a tinta. Pode ser usada para situações que requerem destaque de incidência de luz e maior durabilidade de pintura; sendo comercializada em sacos de 3 kg, 5kg e 25 kg; e com rendimento de 400 a 500 g/m² ou 15 kg para 1 balde 18 L de tinta.

Assim, os elementos de microesferas de vidro com núcleo esférico, com satélites de microesferas de vidro ou de cerâmica são sistemas constituídos por um núcleo esférico de vidro, envolvido por microesferas de vidro ou de cerâmica, como satélites ligados a esse núcleo. Os elementos de microesferas de cerâmica com núcleo não esférico, com satélites de microesferas de cerâmica, são os sistemas constituídos por um núcleo esferoidal de termoplástico, envolvido por microesferas de cerâmica, como satélites ligados a esse núcleo.

Dessa forma, as microesferas de vidro incorporadas no material de marcação permitem que o feixe de luz de um veículo seja devolvido ao olho ...

Artigo atualizado em 20/02/2024 05:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica