Publicado em 21 jul 2020

A conformidade das folhas de alumínio

Redação

Esse tipo de papel é composto por um dos metais mais utilizados no mundo: o alumínio, perdendo a primeira posição apenas para o aço. O papel alumínio está muito presente na cozinha por auxiliar bastante na conservação de alimentos. Na hora de embrulhar os alimentos, não deixe o lado fosco do papel alumínio entrar em contato com a comida. O brilho de um lado do papel alumínio é devido a um polimento específico que evita que o metal entre em contato direto com o alimento e contamine-o. Por isso, o lado mais brilhante deve ficar do lado de dentro, em contato com a comida. O papel alumínio é reciclável, mas requer certos cuidados. Quando se utiliza a folha de alumínio para embalar alimentos, por exemplo, ficam restos que podem prejudicar a sua reciclagem. Por isso, antes de enviar o papel alumínio para reciclagem, é preciso higienizá-lo - de preferência com água de reuso. Conheça a conformidade normativa para a fabricação e a comercialização de bobinas de folhas de alumínio e suas ligas para uso doméstico e institucional, excetuando-se as destinadas ao uso industrial, por meio da racionalização e uniformização dos valores de grandeza das medidas lineares de comprimento, largura e espessura.

Da Redação – 

O alumínio é muito utilizado para proteção, armazenamento, conservação e preparação de alimentos e bebidas. Ele conduz extremamente bem o calor e economiza energia para preparar e servir alimentos quentes e frios. O papel alumínio é um item muito presente nas cozinhas industriais e domésticas. O papel alumínio possui duas faces: uma brilhante e a outra fosca e essa diferença se dá pelo processo de sua fabricação.

O papel alumínio possui um lado fosco e outro brilhante, devido ao processo de fabricação, que consiste na laminação de folhas entre os cilindros, sendo que as folhas são colocadas em superposição numa única bobina antes da sua passagem pelos cilindros dos laminadores. O atrito entre as folhas que estão em contato faz com que a superfície fique fosca. O lado brilhante da folha utilizado em contato com o alimento é o recomendado, por ter uma rugosidade menor (é mais liso), o que propicia menor aderência de alimentos e substâncias na sua superfície, além do que seu índice de refletividade ao calor é maior, o que pode aumentar um pouco o tempo de cocção dos alimentos.

Assim, o ideal é se utilizar o lado brilhante para dentro para melhor aproveitamento da fonte de calor. O fato, porém, de se utilizar um lado ou outro em contato com alimentos não ocasiona qualquer prejuízo no cozimento ou conservação. Por possuir características não tóxicas, o papel alumínio pode ser utilizado em utensílios domésticos sem qualque...

Artigo atualizado em 29/07/2020 09:08.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica