Publicado em 05 mar 2024

Os critérios normativos das telhas de concreto para execução das coberturas

Redação

Por sua durabilidade e praticidade, as telhas de concreto são idealizadas para projetos residenciais, na cobertura de telhados de edifícios e funciona da mesma maneira que as telhas de cerâmica, diferenciando-se apenas pelo seu material, concreto. Assim como o concreto, elas são produzidas a partir de uma mistura de cimento, areia, água e agregados. Alguns modelos levam pigmentos, para serem coloridos. Após essa mistura, o concreto é prensado em moldes em formato de telhas, então essas peças são curadas em câmaras de umidade em estufas, para aumentar a resistência e durabilidade do produto final. Em média, são necessárias cerca de 11 unidades de telha de concreto para 1 m². Os usuários devem entender requisitos e os métodos de ensaio para telhas de concreto destinadas à execução de coberturas, além das as condições exigíveis para o projeto e a execução desses telhados. Elas representam a solução mais indicada para telhados que tenham, no mínimo, uma inclinação de 30%. Outros fatores que estão diretamente ligados ao seu uso são a localização da obra, assim como a altura do telhado.

Da Redação – 

A telha de concreto é um componente para cobertura com forma essencialmente retangular e perfil geralmente ondulado, composto de cimento, agregado e água, aditivos ou adições, fornecido na cor natural ou colorido pela adição de pigmento. As peças complementares são os componentes geralmente de mesma composição das telhas de concreto, que têm a função de complementá-las, possibilitando a execução da cobertura projetada.

Os aditivos são os produtos que são adicionados em pequenas quantidades, referidos à massa do cimento, antes ou durante o processo de mistura, causando modificações em suas propriedades. Já o telhado é a parte da cobertura de uma edificação, constituída pelas telhas e peças complementares, conforme indicado na figura e tabela abaixo.

A ...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:23.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica