Publicado em 09 abr 2024

A avaliação da compatibilidade eletromagnética de tratores e máquinas agrícolas móveis

Redação

A automação chegou aos tratores e máquinas agrícolas em que muitos comandos até então manuais foram substituídos por botões e como são menos robustos surgiram associados à popularização das cabines, que os protegem das intempéries. Depois do surgimento do GPS, novas e importantes funções de automação foram adicionadas ao trator e maquina agrícola, em especial o sistema de direção automática (piloto automático). Paralelamente, houve a evolução da comunicação entre a máquina e o gestor, também conhecida como telemetria, permitindo a transferência de dados gerados no ou pelo trator para a sede da propriedade, revenda ou empresa terceirizada de manutenção, permitindo assim a gestão otimizada da manutenção e do uso dos equipamentos. Existem critérios normativos para a avaliação da compatibilidade eletromagnética de tratores e todos os tipos de máquinas agrícolas móveis (incluindo as portáteis), máquinas florestais, máquinas para paisagismo e jardinagem, conforme fornecido pelo fabricante da máquina. Esses critérios aplicam-se às máquinas e subconjuntos elétricos/eletrônicos (ESA) que forem fabricados após a data de publicação da norma. Os componentes ou subconjuntos elétricos/eletrônicos destinados para instalação nas máquinas estão também dentro do escopo, exceto quanto à imunidade das partes cujas funções não estão envolvidas no controle direto e modificação do estado das funções da máquina.

Da Redação – 

Nos últimos anos, mais e mais dispositivos eletrônicos projetados para controlar, supervisionar e indicar funções múltiplas têm sido utilizados em máquinas e tratores agrícolas. O ambiente elétrico e eletromagnético em que estes dispositivos trabalham precisa ser levado em consideração.

A eletrônica embarcada em máquinas e tratores agrícolas pode ser entendida como um sistema que executa funções que variam conforme o fabricante. No entanto, geralmente são sistemas de monitoramento das atividades realizadas, que através de displays digitais ou analógicos, informam ao operador - durante a operação - sobre o andamento da máquina, o consumo, a velocidade, a produção, o deslocamento, etc.

Os distúrbios elétricos e de alta frequência surgem durante a operação normal de muitas partes dos dispositivos da máquina. Eles são gerados dentro de uma ampla faixa de frequência com características elétricas diferentes e, por condução e/ou radiação, podem ser transmitidos a outros dispositivos e sistemas eletrônicos da máquina.

Os sinais em banda estreita, gerados por fontes de interferência dentro ou fora das má...

Artigo atualizado em 09/04/2024 01:27.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica