Publicado em 09 abr 2024

As características das correias e polias para transmissão de potência mecânica

Redação

As principais características da correia e da polia incluem as dimensões nominais do dente da correia; o espaçamento entre os dentes da correia; as dimensões e as tolerâncias do comprimento e da largura da correia; as especificações de medição do comprimento da correia; as dimensões e tolerâncias dos sulcos da polia; as dimensões e tolerâncias do diâmetro e da largura da polia; e a especificação da qualidade da polia. Dessa forma, existem as características normativas de correias e polias sem-fim sincronizadoras curvilíneas de passo métrico em sistemas de perfil G, H, R e S, para uso em acionamentos de correia sincronizadora, também conhecidos no passado como acionamentos por correia dentada, acionamentos por correia positiva, acionamentos por correia de engrenagem, usadas para a transmissão de potência mecânica e onde o engrenamento positivo ou sincronização deve ser requerido.

Da Redação – 

As correias sincronizadoras transmitem movimento e potência entre um eixo motor e eixo movido (ou polia). Possuem dentes que se encaixam com precisão nas ranhuras da polia sincronizadora. Como resultado, promovem uma velocidade angular constante sem deslizamento ou fluência.

São projetadas para transmitir torque de maneira precisa e contínua, criando um movimento sincronizado que impede deslizamentos e assegura uma transmissão mecânica estável. São fabricadas em materiais duráveis como borracha e poliuretano e oferecem uma ampla gama de benefícios, incluindo alta precisão de posicionamento, redução de vibrações e ruídos, além de exigirem pouca manutenção.

Normalmente, essa correia é identificada da seguinte forma: pelo comprimento da correia ou pelo comprimento primitivo, em milímetros, por exemplo, 1.400 mm; pelo sistema de perfil, por exemplo, “G”, “H”, “R” ou “S”; pelo passo do dente, em milímetros, por exemplo, 14 mm; pela largura da correia, em milímetros, por exemplo, 40 mm (para o sistema de perfil S, a largura em milímetros × 10); as correias de dente duplo são designadas adicionando-se a letr...

Artigo atualizado em 09/04/2024 02:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica