Publicado em 09 abr 2024

As luvas isolantes elétricas para proteger o trabalhador contra o choque elétrico

Redação

As luvas isolantes elétricas oferecem proteção individual para as mãos dos trabalhadores contra choques elétricos ao trabalharem perto ou sobre fios, cabos e equipamentos elétricos energizados, incluindo comutadores e transformadores de subestações - a avaliação de risco identifica choque elétrico durante a junção de cabos ou escavação ao redor cabos energizados como uma causa potencial de acidente que pode ser evitado quando forem usadas precauções de segurança e luvas adequadas. Assim, a luva isolante elétrica é aquela fabricada em elastômero, utilizada para proteção do trabalhador contra choque elétrico. Existem requisitos normativos das luvas isolantes elétricas de cinco dedos e de bifurcação única que fornecem proteção ao trabalhador contra o choque elétrico. Os requisitos também atendem às luvas isolantes elétricas com proteção mecânica adicional integrada, ou referidas como luvas compostas. Os produtos projetados e fabricados em conformidade com essas especificações contribuem para a segurança dos usuários, desde sejam utilizados por pessoas treinadas, de acordo com os métodos de segurança do trabalho e instruções de uso. As luvas isolantes são, normalmente, utilizadas em conjunto com luvas de proteção de couro, para fornecer proteção mecânica. As luvas compostas são normalmente utilizadas sem luva sobreposta.

Da Redação – 

É importante que essas luvas devem ser armazenadas em um recipiente adequado, saco ou embalagem para luva. Convém cuidar para garantir que as luvas não sejam comprimidas, dobradas nem armazenadas próximas a encanamentos de vapor, radiadores ou outras fontes de calor artificial, nem expostas à luz do sol direta, luz artificial ou outras fontes de ozônio. É recomendável que a temperatura ambiente esteja entre 10 °C e 35 °C.

Cada vez antes da utilização, convém que as duas luvas de um par sejam visualmente inspecionadas e submetidas a um ensaio de ar. Se uma das luvas for considerada insegura, não convém que o par seja utilizado e convém que seja devolvido para ensaio. Dano inclui os orifícios, perfurações, rachaduras, cortes, afloração química, material estranho incrustado e pontos duros. Informação adicional sobre inspeção visual está em estudo (ver, por exemplo, ASTM F1236).

Convém que as luvas padronizadas sejam utilizadas em áreas com temperatura ambiente entre –25 °C e + 55 °C, e convém que as luvas de categoria C sejam utilizadas em temperatura ambiente entre –40 °C e +55 °C. Não convém que as luv...

Artigo atualizado em 09/04/2024 01:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica