Publicado em 09 abr 2024

A busca infinita em atingir as emissões líquidas zero de gases de efeito estufa

Redação

Os gases de efeito estufa (GEE) são os constituintes gasosos da atmosfera, naturais ou antropogênicos, que absorvem e emitem radiação em comprimentos de onda específicos dentro do espectro de radiação infravermelha emitida pela superfície da Terra, atmosfera e nuvens. Eles podem ser causados por atividades humanas e incluem o dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), óxido nitroso (N2O), hidrofluorcarbonos (HFC), perfluorcarbonos (PFC), hexafluoreto de enxofre (SF6) e trifluoreto de nitrogênio (NF3). A busca infinita das emissões líquidas zero de GEE seria condição na qual as emissões residuais de GEE causadas pelo homem são compensadas por remoções induzidas pelo homem ao longo de um período especificado e dentro de limites especificados. As remoções induzidas pelo homem incluem restauração do ecossistema, sequestro e estoque diretos de carbono no ar, reflorestamento e florestamento, melhoria climática, biocarbono e outros métodos eficazes. Há princípios de orientação e recomendações para permitir uma abordagem comum e global para atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa por meio do alinhamento de iniciativas voluntárias e adoção de normas, políticas e regulamentos nacionais e internacionais. Essas orientações sobre o que as organizações de governança e outras organizações podem fazer para contribuir efetivamente com os esforços globais para limitar o aquecimento a 1,5°C, atingindo as emissões líquidas zero até 2050. Isso incorpora uma contribuição comum e equitativa e reconhece a capacidade das organizações individuais em contribuir para atingir as emissões líquidas zero globais. Esse processo, quando utilizado em combinação com as trajetórias aplicáveis baseadas na ciência, fornece as orientações para organizações que procuram estabelecer estratégias climáticas robustas.

As empresas devem levar em consideração o princípio da equidade e justiça ao determinar a participação equitativa e como convém que ela contribua para uma transição justa para as emissões líquidas zero globais. As grandes organizações e as sediadas em países desenvolvidos devem ter como objetivo atingir as emissões líquidas zero antes (potencialmente bem antes de 2050) dos países com baixas emissões a fim de contribuir com os esforços globais para limitar o aquecimento a 1,5 °C.

Ao determinar o que é uma participação equitativa para a organização, convém que ela considere seu contexto e leve em consideração: os recursos e tecnologia; as suas emissões históricas de GEE; as emissões históricas de GEE dos territórios em que ela opera; as emissões históricas e atuais de GEE do(s) setor(es) em que ela opera; e a situação socioeconômica atual dos territórios em que ela opera. Se uma organização estiver operando em um nível territorial em um território com recursos comparativamente menores (por exemplo, economias emergentes), convém que ela considere a necessidade de equilibrar as ações rumo às emissões líquidas zero com a necessidade de proteger as comun...

Artigo atualizado em 09/04/2024 11:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica