Publicado em 16 abr 2024

A segurança para a construção dos elevadores de emergência de bombeiros

Redação

Importante que os projetistas e arquitetos devem considerar os regulamentos nacionais de edificações, proporcionando uma estrutura adequada de resistência ao fogo da edificação, antecâmara, sistemas de detecção e extintores de incêndio. Devem ser providas sinalizações que indiquem aos bombeiros a localização do elevador de emergência nas suas imediações, nas rotas de acesso a eles e nas entradas ao pavimento de acesso dos bombeiros na edificação. Por isso, há especificações normativas obrigatórias para os novos elevadores de passageiros e elevadores de passageiros e cargas, que podem ser utilizados para fins de combate a incêndios, resgate sob o controle dos bombeiros e emergências que requeiram o uso do elevador sob o controle dos bombeiros. Esses parâmetros se aplicam ao ambiente do elevador que deve ser projetado para restringir a entrada de fogo, calor e fumaça na caixa do elevador, espaços de maquinarias e antecâmaras; o projeto do ambiente do elevador devem restringir a entrada de água na caixa do elevador; o elevador de emergência para uso dos bombeiros não deve ser utilizado como rota de fuga; a caixa do elevador e o ambiente do elevador devem ser protegidos contra incêndio, em termos de resistência ao fogo; a fonte de alimentação deve ser segura e confiável; o (s) cabo (s) elétrico (s) que fornece (m) energia ao elevador deve (m) ser (são) protegido (s) contra incêndio no mesmo nível de proteção contra incêndio que o provido na estrutura da caixa do elevador; e um plano adequado de manutenção e verificação deve ser implementado.

Um elevador de emergência para uso dos bombeiros, ao contrário de um elevador convencional, deve ser projetado para operar por maior tempo possível quando houver um incêndio em partes da edificação. Quando não houver uma situação de emergência, o elevador pode ser utilizado como um elevador de passageiros ou passageiros e carga (ver NBR 16858-1:2021).

A carga quando transportada deve ser facilmente removível da cabina em caso de emergência. O pavimento de acesso de emergência deve estar preparado para a remoção da carga. O acesso ao elevador deve estar livre de obstáculos.

No procedimento de resgate externo, o bombeiro abre a porta de pavimento acima do carro parado e desce até o teto da cabina. A fim de bloquear eletricamente o funcionamento do elevador, o bombeiro mantém a porta do pavimento aberta, com a mão ou preferivelmente por meio da escada usada para descer até ao teto da cabina.

No teto da cabina, o bombeiro aciona o dispositivo de parada. O bombeiro no teto da cabina abre o alçapão de emergência sem necessidade de usar chave, retira a escada armazenada na cabina, arma e posiciona no alçapão. As pessoas presas sobem ao teto pe...

Artigo atualizado em 16/04/2024 02:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica