Publicado em 07 mai 2024

A manutenção conforme dos sistemas de condicionamento de ar e ventilação

Redação

Nesses sistemas, a avaliação microbiológica é o resultado quantitativo e qualitativo das análises microbiológicas, das três zonas, primária, secundária e terciária, do ar, da água e do biofilme da bandeja de condensação e do material particulado contido nos dutos, com o objetivo de identificar os focos de contaminação e comprovar a necessidade de higienização do sistema. O condicionamento de ar ou climatização é o processo de tratamento de ar para o controle simultâneo de temperatura, umidade, pureza e distribuição, atendendo aos requisitos do espaço delimitado. Em determinadas aplicações, o condicionamento de ar controla também o nível de pressão interna do ambiente em relação aos ambientes vizinhos. A higienização é o processo de limpeza que visa também à redução dos níveis de carga microbiana para alcançar padrões de referência normalizados para a saúde humana e a ventilação é o processo de retirar ou fornecer ar por meios naturais ou mecânicos para um recinto fechado. Deve-se lembrar que existem os procedimentos e os requisitos normativos obrigatórios relativos às atividades de operação e manutenção, para a melhoria dos padrões sanitários das instalações de condicionamento de ar e ventilação, desta forma contribuindo para a qualidade do ar interno (QAI).

A qualidade do ar interior é um fator crítico na manutenção de um ambiente saudável e confortável em edifícios, sejam eles um escritório comercial ou um apartamento residencial. A má qualidade do ar interior pode levar a uma série de problemas de saúde, incluindo problemas respiratórios, dores de cabeça e reações alérgicas, etc.

Isto pode impactar negativamente o bem-estar dos ocupantes do edifício e levar à redução da produtividade e ao aumento do absentismo. O pessoal de gestão de instalações pode desempenhar um papel crucial na manutenção da qualidade saudável do ar interior, implementando várias estratégias, tais como limpeza e manutenção regulares, ventilação adequada e utilização de purificadores e filtros de ar.

Os gestores das instalações devem criar um plano da qualidade do ar interior, desenvolvendo plano abrangente de gestão da qualidade do ar interior que descreva os passos necessários para manter uma qualidade do ar interior saudável. Deve incluir estratégias para identificar e mitigar os poluentes do ar interior, bem como procedimentos para monitorização e manutenção contínuas.

Deve-se educar os ocupantes do edifício sobre...

Artigo atualizado em 07/05/2024 10:44.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica