Publicado em 21 out 2025

A Qualidade dos instrumentos para a medição de emissões otoacústicas em humanos

Redação

Os desenvolvimentos no campo da medição diagnóstica da audição resultaram em uma série de instrumentos projetados para avaliar as emissões otoacústicas da orelha humana. Essas emissões podem ser evocadas por sinais de teste acústico com diferentes características espectrais e temporais. O uso prático desses instrumentos diz respeito à medição da energia sonora emitida pela orelha interna e sua separação de sons emergentes de outras fontes fisiológicas ou artificiais. Há especificações normativas que se aplicam aos instrumentos projetados principalmente para a medição de emissões otoacústicas evocadas no meato acústico externo humano por estímulos de sonda acústica. Elas definem as características a serem especificadas pelo fabricante, especifica funções mínimas obrigatórias para dois tipos de instrumentos e fornece especificações de desempenho aplicáveis a ambos os tipos de instrumentos. Também se descrevem os métodos a serem utilizados para demonstrar conformidade com as especificações descritas neste documento e orientações sobre métodos para calibração periódica. O objetivo é assegurar que as medições feitas sob condições de teste comparáveis com diferentes instrumentos em conformidade com os requisitos sejam consistentes.

Da Redação – 

A conformidade com a especificação de desempenho com a norma deve ser  demonstrada quando um desvio medido de uma meta de projeto é igual ou não excede o(s) limite(s) de aceitação correspondente(s), e o laboratório demonstrou que a incerteza de medição associada é igual ou não excede a máxima incerteza permitida especificada no documento. Para a demonstração de conformidade com as especificações dos instrumentos, o espectro de frequência do sinal da sonda deve ser medido acoplando a sonda a um simulador de orelha ocluída ou a um acoplador de 2 cm³, de acordo com as IEC 60318-4 e IEC 60318-5, respectivamente, e de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante.

O simulador de orelha ocluída ou o acoplador de 2 cm³ a ser utilizado e o método de acoplamento devem ser declarados pelo fabricante. Como tanto o simulador de orelha ocluída quanto os acopladores de 2 cm³ têm ressonâncias de ¼ de comprimento onda dentro da faixa de frequência de medições típicas de EOA, o fabricante deve declarar claramente se o espectro do sinal da sonda é medido utilizando o microfone de medição da cavidade de teste ...

Artigo atualizado em 16/10/2025 04:48.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica