Publicado em 11 mai 2018

A proteção por extintores de incêndio em edificações

Redação

Os extintores de incêndios devem ser utilizados para o combate a princípios de incêndio por conterem pequenas quantidades de agente extintor sob pressão.

extintor

Da Redação –

Segundo o Corpo de Bombeiros, um incêndio pode ser dividido em três estágios. Na fase inicial, grande parte do calor está sendo consumido no aquecimento dos combustíveis. A temperatura do ambiente, neste estágio, está ainda pouco acima do normal. O calor está sendo gerado e evoluirá com o aumento das chamas.

Na fase seguinte, a queima livre, o ar, em virtude do suprimento de oxigênio, é conduzido para dentro do ambiente pelo efeito da pressão negativa provocada pela convecção, ou seja, o ar quente é expulso do ambiente para que ocupe lugares mais altos, enquanto o ar frio é puxado para dentro, passando pelas aberturas nos pontos mais baixos do ambiente.

Depois, na queima lenta, o consumo das fases anteriores torna o comburente insuficiente para manter a combustão plena, então, caso não haja suprimento suficiente de ar (ou de aberturas para que ele entre), as chamas podem deixar de existir. Com a concentração de oxigênio entre 0%e 8%, o fogo é reduzido a brasas. Neste momento, exige-se bastante atenção, dado que uma abertura feita de maneira indiscriminada pode levar a um suprimento abrupto de oxigênio e uma retomada das chamas de forma explosiva.

Os incêndios podem ser classificados pelas propriedades dos materiais combustíveis e, c...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica