Publicado em 11 set 2018

Excelência é besteira

Redação

Excelência é proclamada nas missões de diferentes universidades mundo afora e ninguém questiona muito essa retórica usada de múltiplas formas para quase qualquer coisa ligada a ensino, pesquisa e extensão.

peter

Peter Schulz

Perguntas são mais importantes do que respostas. Várias citações dizem mais ou menos isso, para todos os gostos, de Albert Einstein a Jiddu Krishnamurti, mas o assunto é sério, pois é exercício imprescindível para a formação do pensamento crítico. Parece que temos certa tradição cultural de não questionamento em salas de aula e seminários, pelo menos era o que eu sentia como estudante de graduação (e pós-graduação) no século passado.

Em uma palestra, por exemplo, perguntas são importantes para conseguir ir além da simples transcrição oral de um artigo, muitas vezes já lido anteriormente pela plateia, como ocorre muitas vezes. O questionamento é a segunda chance para o palestrante mostrar, digamos, excelência, através das respostas e novas perguntas. Se não perguntamos, a percepção da qualidade do que acabamos de ouvir, ou a de quem disse, fica prejudicada.



Voltando à penúltima frase, excelência não é a melhor palavr...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica