Publicado em 02 out 2018

A confiabilidade da informação eletrônica

Redação

Com o crescimento da internet e o uso massivo de tecnologias da informação, a quantidade de dados gerados e disponibilizados tem crescido exponencialmente. Nesse contexto, é estabelecido um ciclo virtuoso de oferta e demanda, pois o aumento da necessidade de dados e informações impulsiona o desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).

digital2Hayrton Rodrigues do Prado Filho -

Hoje, a evolução da capacidade e do volume de ferramentas tecnológicas viabilizou um crescimento expressivo da produção de dados e informações. Cumpre destacar que na atual dinâmica mundial, essa demanda por informações passa a se diversificar, seja pela sua rapidez na sua atualização, na sua distribuição geográfica ou ainda, em áreas do conhecimento que ainda apresentem carências na produção de informações a seu respeito.

Este tema passa a ganhar maior relevância quando se é observado os prognósticos referentes ao volume de dados que serão produzidos nas próximas décadas. O volume de dados digitais gerados cresceu de 166 Exabytes para 988 Exabytes. Já há a previsão de que o volume de dados alcance a casa dos 40.000 Exabytes ou 40 Zettabytes (ou 40 trilhões de Gigabytes).

Atualmente, há diferentes potenciais para o uso massivo de grandes volumes dados na economia global, conhecido como Big Data. Existem cinco grandes maneiras em que usando grande quantidade de dados podem criar valor. Pode ajudar a descobrir um valor significativo nas bases de dados mediante a geração de informação transparente e utilizável em maior frequência.

Em segundo lugar, as organizações poderão cada vez mais, criar e armazenar dados transacionai...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica