Publicado em 22 Jan 2019

Quem são os caminhoneiros do Brasil?

Redação

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) fez uma pesquisa para traçar um perfil dos caminhoneiros no Brasil. Conheça um pouco sobre o assunto ou acesse o estudo completo.

caminhoneiro2Da Redação –

Quem são os caminhoneiros do Brasil? Quais as dificuldades enfrentadas por eles no dia a dia de trabalho? Quais os principais entraves e demandas da profissão? Com respostas a essas e a outras perguntas, a CNT realizou a 7ª Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros.

Conhecer melhor a rotina, os problemas e as reivindicações desses profissionais é importante para que o trabalho da Confederação alcance resultados mais efetivos. Entre os dias 28 de agosto e 21 de setembro do ano passado, foram entrevistados mais de mil profissionais em todo o país, sendo 714 autônomos e 352 empregados de frota.

caminhoneiro3

Mercado é predominantemente masculino

O mercado de trabalho dos caminhoneiros é essencialmente masculino. A pesquisa da CNT revela que 99,5% desses profissionais são homens e a média de idade deles é de 44,8 anos. Além disso, eles ganham cerca de R$ 4.600 por mês e trabalham há 18,8 anos. Outro dado relevante é que os caminhões utilizados por eles têm, em média, 15,2 anos. No universo dos autônomos, 47% adquiriram seus veículos por meio de financiamento...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica