Publicado em 19 fev 2019

Os métodos de ensaio em tubos e conexões de PVC-U

Redação

Normalmente, os tubos de PVC-U são fabricados pelo processo de extrusão com pontas e bolsas lisas, as conexões de PVC-U são fabricadas por processo de injeção com pontas e/ou bolsas lisas e às conexões de PVC-U fabricadas por processo de injeção para transição do sistema soldável para roscável, dotadas ou não de buchas roscadas de bronze ou de latão.

tubos2Da Redação –

O processo de produção de tubos rígidos de PVC inicia-se na extrusora, responsável pela gelificação, plastificação e homogeneização do composto originalmente na forma de pó. Uma vez fundido, o composto alimenta a matriz, responsável pela conformação do material na forma do produto final.

À saída da matriz encontra-se um calibrador a vácuo, o qual resfria o material fundido e dá dimensões ao produto final. Para linhas de maior profundidade ou em tubos de maiores espessuras é comum a utilização de água gelada no resfriamento do calibrador, de modo a conseguir maiores taxas de remoção de calor.



Na sequência do calibrador propriamente dito, dentro da própria câmara de vácuo, o tubo passa por uma série de jatos de água para resfriamento adicional. Nas linhas de alta produtividade ou na produção de tubos de maiores espessuras podem ainda ser incorporadas banheiras adicionais de resfriamento. À frente de linha, se encontram o pux...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica