Publicado em 26 mar 2019

As perguntas que podem mudar sua vida

Redação

Algumas perguntas são formuladas de maneira errada por pessoas e empresas que, em vez de ajudarem a solucionar o problema, apenas concorrem para colocar ainda mais confusão.

berg

Ernesto Berg -

É habito das pessoas quererem ter respostas para tudo, mas, não raro, as respostas que surgem mais complicam do que esclarecem. O verdadeiro problema não são as respostas inadequadas. Elas são apenas o resultado de perguntas mal formuladas.

Se quisermos as respostas certas, temos que fazer as perguntas certas. Saber fazê-las é muito mais importante do que procurar por respostas prontas e padronizadas.



Jonas Salk, o cientista que desenvolveu a vacina contra a poliomielite, disse certa ocasião que a resposta para qualquer problema preexiste. Precisamos fazer a pergunta certa para revelar a resposta.

Como consultor organizacional, ouço repetidamente algumas perguntas formuladas da maneira errada, por pessoas e empresas que, em vez de ajudarem a solucionar o problema, apenas concorrem para colocar ainda mais confusão nele.

Uma pergunta mal formulada: quando acabará a crise? A pergunta certa é: qu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica