Publicado em 26 mar 2019

Produtividade e mudanças tecnológicas – uma discussão evolucionista

Redação

O darwinismo é como a evolução opera no âmbito dos fenômenos biológicos de especiação, através da variação, diferenciação e adaptação dos seres vivos.

alvair

Alvair Silveira Torres Junior

Um recente painel que discutia a inovação nas empresas, um dos palestrantes mencionou o darwinismo como um dos princípios do liberalismo e, portanto, concluía, não seria adequado o sentimento de compaixão para com aqueles à margem da Revolução Digital, uma vez, dizia ele, ser o mérito conceito central no sistema de competição, premiando os mais capacitados e adaptados.



O argumento traz algumas dificuldades não só para a questão social de impacto das tecnologias, mas também para a nossa tão conhecida dificuldade em abraçar a busca por produtividade e aumentar a produção de riqueza. Em primeiro lugar, o empréstimo epistemológico do darwinismo em problemas de natureza social é no mínimo polêmico.

Darwin se ocupou da seleção natural do mais adaptado ao ambiente contingente, como parte da Teoria da Evolução, tratando-a no contexto de natureza biológica, embora tenha feito algumas referências ao parale...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica