Publicado em 02 abr 2019

A resolução de problemas e o desenvolvimento de pessoas

Redação

Os problemas são para a mente o que os exercícios são para os músculos: eles nos fortalecem e nos fazem crescer. (Norman Vincent Peale)

eduardo

Eduardo Moura -

Nessa mesma linha de pensamento, Einstein disse: não é que eu seja tão inteligente; apenas permaneço nos problemas por mais tempo. E em certa ocasião escutei Eli Goldratt afirmar: já me chamaram de gênio, mas na verdade sou halterofilista. É também interessante observar que no ápice da pirâmide do modelo 4P do Toyota Way está o P de Problem Solving, acima de Philosophy, Process e People.

Tudo isso indica que, muito provavelmente, resolver os problemas é a melhor maneira de desenvolver pessoas. Alguém que acaba de resolver um problema é alguém que alcançou um nível mais elevado de conhecimento.



E alguém que desenvolve o hábito de identificar e resolver problemas está no caminho de tornar-se sábio. Porque o que diferencia a verdadeira sabedoria em relação ao simples acúmulo de informação é a capacidade de aplicar o conhecimento de forma relevante em situações práticas.

E nada é mais prático do qu...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica